Promessas de campanha X Opiniões de moradores de Campo Grande

Reprodução

As promessas eleitorais são consideradas mais intenções do que compromissos, pois não existem exigências de que as promessas de políticos em campanha sejam cumpridas durante o possível mandato, nem há sanções para os eleitos que não as cumprirem.

Por outro lado, podemos considerá-las como compromissos dos eleitos com seus eleitores, afinal, a população escolhe seus representantes com base nas propostas apresentadas na campanha e, portanto, esperam que elas sejam realizadas.

Promessas de campanha em 2024 pela prefeita Adriane Lopes

  • Construir o hospital municipal
  • Pavimentar 400 km de vias
  • Pavimentar 60 km de vias nos corredores e linhas de ônibus
  • Criar um centro de atendimento médico e multidisciplinar para a pessoa idosa
  • Criar um centro de formação com cursos
  • Construir um espaço para feiras, exposições, shows e eventos
  • Entregar medicamentos em casa para pessoas com deficiência
  • Criar na UBEA um centro de imagens para fazer exames em cães e gatos
  • Zerar a fila por vaga em Emeis
  • Concluir obras inacabadas de 8 escolas
  • Implementar os projetos “Processo Seletivo CG” e “Mutirão Emprega CG”
  • Construir o Parque Turístico Municipal

Os maiores problemas de Campo Grande

A situação de praças sujas, ruas esburacadas, matos altos e falta de limpeza em Campo Grande, MS, tem gerado diversas reclamações entre os moradores. Essas condições prejudicam não apenas a estética da cidade, mas também impactam a qualidade de vida dos cidadãos, afetando desde a segurança até a saúde pública.

As praças, que deveriam ser espaços de lazer e convivência, acabam se tornando locais abandonados, o que afasta as pessoas de usufruírem desses ambientes. Já as ruas esburacadas dificultam o tráfego, podendo causar acidentes e danos aos veículos. O mato alto é uma preocupação constante, não só pela aparência desleixada, mas também pela proliferação de insetos e animais peçonhentos. Além disso, a falta de limpeza contribui para o aumento do lixo e a poluição.

Esses problemas podem ser resultado de uma gestão pública que enfrenta dificuldades orçamentárias ou logísticas para atender a todas as demandas de manutenção urbana. Para a população, é fundamental que haja mais investimento e planejamento na infraestrutura da cidade, para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos. A pressão popular por melhorias nesse sentido pode ser um caminho para que as autoridades locais tomem as providências necessárias.

A comerciante Maria Aparecida falou para a nossa reportagem, que o centro de Campo Grande está em um completo abandono; “Infelizmente, a falta de manutenção de espaços públicos como praças, ruas esburacadas, matos altos e a limpeza inadequada está afetando a qualidade de vida da população”, afirmou.

“É realmente lamentável quando um espaço público tão importante, como a Praça Ary Coelho, está em condições precárias. A falta de limpeza e manutenção, especialmente em elementos como a fonte, está prejudicando tanto a estética quanto o uso diário da área pela comunidade”, comentou o vendedor ambulante Rafael Silveira.

“É realmente triste ver um lugar tão bonito e importante para o meio ambiente, como o Horto Florestal, ser deixado de lado e mal cuidado. Esses espaços são essenciais não só para a natureza, mas também para a qualidade de vida das pessoas que buscam contato com a natureza, relaxamento e lazer. Infelizmente, muitos lugares assim sofrem com falta de manutenção e respeito, está abandonado pelo poder público” comentou o empresário Sérgio Saldanha.

Ruas com buracos

Campo Grande, têm enfrentado sérios problemas devido a buracos e condições precárias nas vias públicas. A situação foi especialmente agravada pelo período de chuvas intensas, que expuseram e ampliaram as deficiências na infraestrutura urbana.​

Principais áreas afetadas:

  • Vila Nova Campo Grande: Moradores relataram ruas tomadas por buracos e lamaçal, dificultando o trânsito e colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. A falta de asfalto e a interrupção de serviços de manutenção contribuíram para a piora das condições. ​
  • Avenida Mato Grosso: Após chuvas intensas, surgiram buracos significativos na via, levando à interdição de trechos para reparos. A situação gerou transtornos no trânsito e preocupações sobre a integridade da infraestrutura. ​
  • Bairros Nova Lima e Jardim Colúmbia: As ruas não pavimentadas desses bairros apresentaram condições precárias, com atoleiros e crateras que se ampliavam diariamente devido às chuvas. Moradores expressaram indignação diante da falta de soluções definitivas para o asfaltamento prometido. ​
  • Lago do Amor e várias outras regiões da Capital tiveram problema, especialmente relacionados a alagamentos. Poucos minutos de chuva foram suficientes para alagar ruas e avenidas, além de deixar moradores e motoristas “ilhados” em algumas regiões de Campo Grande. 

Má administração

As críticas sobre a administração pública campo-grandense florescem em todos os segmentos sociais. São adjetivos nada lisonjeiros a prefeita e sua equipe. Isso pode ser reflexo de uma combinação de fatores, como a falta de recursos, gastos desnecessários, problemas de gestão ou até mesmo a demora na execução de serviços de limpeza e manutenção.

Pesquisa

O Instituto Ranking Brasil Inteligência perguntou aos entrevistados quais são os maiores problemas de Campo Grande e 33,2% falaram que é saúde pública e a falta de médicos e de atendimentos, enquanto 26,6% disseram que é a falta de medicamentos, exames e insumos.

Além disso, 18,4% querem saber cadê o hospital municipal da Prefeitura, 15,2% reclamam dos buracos na rua e da falta de recapeamento, 12,8% da falta de cumprimento das promessas de campanha, 10,5% da falta de administração pública, 9,5% disseram que a equipe da prefeita é muito fraca e 9% criticaram a compra de votos em 2024.

Já para 8% o principal problema é a corrupção e os desvios de dinheiro público, para 7,4% é a inflação, para 6,3% é a falta de limpeza em toda a cidade e enchentes, para 5,5% são as ruas escuras, matagal e sujeira, para 5% é falta de manutenção dos parques, para 4,7% são os muitos impostos (ISSQN, IPTU e ICMS), para 4,5% é o transporte coletivo urbano e para 4,3% são as vendas de sentenças no Poder Judiciário.

Ainda foram citados como principais problemas para 4,2% dos entrevistados a falta de vagas nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), enquanto para 4% é terminar as obras paradas, para 3,8% é a falta de moradias populares, para 3,6% é o trânsito, a sinalização e os semáforos, para 3,4% são os drogados nas ruas, para 3,2% é falta de assistência social e 5,4% falaram outros problemas, sendo que 5,4% não sabem ou não responderam.

Dados

Por encomenda pela Rede de rádios Top FM, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 26 a 31 de março deste ano, junto a 1.000 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, nas sete regiões urbanas de Campo Grande (MS) e nos distritos de Anhandui, Rochedinho e zona rural, pesquisa sobre a avaliação administrativa do Município de Campo Grande, tendo intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também