PSDB promete candidatura à presidência para governador e Riedel volta a se reunir com cúpula em Brasília

O governador Eduardo Riedel (PSDB) volta a se reunir com o diretório nacional do PSDB nesta quarta-feira, em Brasília. O encontro tem como objetivo discutir, novamente, o futuro do partido para a próxima eleição.

O PSDB está perto de anunciar uma fusão com o Podemos, faltando apenas resolver entraves em três estados: Pernambuco (PSDB está dividido entre Raquel Lyra-PSD e João Campos-PSB que devem se enfrentar na eleição do próximo ano), Bahia (onde o Podemos está alinhado ao governador do PT e o PSDB faz oposição) e Goiás (presidente nacional do PSDB quer ser governador e o Podemos é aliado de Ronaldo Caiado-União, que tenta fazer o sucessor).


Em Mato Grosso do Sul, não há problemas com a fusão, já que o governador Eduardo Riedel que cuida do partido desde a eleição do ano passado. Porém, as lideranças entendem que só a fusão com o Podemos não mudará muito o partido, que continuará pequeno.


O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, informou ao O Globo que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pode permanecer na sigla. Para isso, o partido prometeu que ele será o candidato do partido à presidência da República.


Riedel aguarda a definição do partido para decidir o futuro, principalmente, de vereadores, que querem aproveitar a janela de 30 dias, após a fusão, para trocar de partido, caso o governador também mude.


O governador deve manter o relacionamento com o PSDB mesmo se não continuar no partido. A expectativa é de que o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos) cuidem do partido, caso Riedel e Reinaldo saiam.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também