Ao menos 6 tornados atingiram SC em dois dias em junho, confirma Defesa Civil; veja imagens

Em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que pelo menos seis tornados atingiram o estado entre os dias 22 e 23 de junho, com ventos acima de 100 km/h. Veja mais detalhes aqui conosco.

Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, se estendendo de uma nuvem do tipo cumulonimbus até o solo. O fenômeno se forma em terra e geralmente é oriundo de tempestades severas.

E engana-se quem acha que no Brasil não ocorrem tornados. Aqui eles aparecem sim, embora não sejam tão frequentes e intensos quanto aqueles que ocorrem nos Estados Unidos. As regiões mais favoráveis à formação de tornados no nosso país são o Sul, o Sudeste e parte do Centro-Oeste.

E a notícia impressionante que trazemos hoje é que a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou em nota divulgada ontem, quinta-feira (3 de julho), que pelo menos seis tornados atingiram cidades do estado entre os dias 22 e 23 de junho, com ventos acima de 100 km/h e deixando muitos estragos. Felizmente, nenhum deixou vítimas ou feridos. Veja abaixo mais informações.

Os seis tornados de junho em Santa Catarina

Os eventos, que ocorreram na transição do outono para o inverno, aconteceram em localidades do Oeste e da Região Serrana do estado catarinense. Segundo o órgão, “a situação evidencia características climáticas únicas da Região Sul do Brasil, especialmente do Grande Oeste catarinense”.

De acordo com as informações, os seis tornados confirmados foram registrados em: Passos Maia, Xavantina, Belmonte, Descanso, São José do Cerrito e em Lages.

Tornado deixou rastro de destruição no interior de Passos Maia, oeste de Santa Catarina. Imagem de 23 de junho, pela manhã. Crédito: Defesa Civil e SDC/Divulgação.

Alguns dos tornados — como o de Passos Maia — foram confirmados com o auxílio de radares meteorológicos, satélites ambientais e sobrevoos aéreos com drone. As imagens mostraram danos severos na vegetação típicos de tornados, como tombamento de árvores de grande porte, assim como destruição de infraestruturas, incluindo galpões e residências.

Ainda segundo informações da nota, em Passos Maia, por exemplo, as imagens de radares meteorológicos mostraram uma supercélula com padrão de rotação no campo dos ventos, uma assinatura típica de tempestades com potencial para provocar tornados.

Danos observados em vegetação no município de Xavantina (SC) devido à passagem de um tornado na noite de 23 de junho de 2025. Imagem tirada na tarde do dia 26 de junho. Crédito: Defesa Civil e SDC/Divulgação.

Entre Belmonte e Descanso, especificamente, foi observado a ocorrência tanto de microexplosão quanto de tornados. E só contextualizando: uma microexplosão (‘downburst’, no seu nome em inglês) é uma corrente de vento forte e descendente que se separa de uma nuvem de tempestade e se desloca com força em direção ao solo.

As destruições dos fenômenos ocorreram, em sua maioria, nas áreas rurais destas localidades.

Um tornado não pôde ser confirmado

O órgão também identificou sinais de um tornado na madrugada de 29 de junho (domingo) no município de Campos Novos, localizado no Meio-Oeste catarinense. Na ocasião, uma tempestade severa causou chuvas fortes e vendavais, resultando em destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos.

Artigo relacionadoTornados na arte: fenômenos extremos retratados há séculos

Tornados na arte: fenômenos extremos retratados há séculos

Porém, a confirmação deste evento não foi possível devido à distância do radar meteorológico de Chapecó e Lontras (maior que 150 km), não sendo possível então registrar assinaturas típicas de tornado nas medições.

Referências da notícia

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 03/07 – Pelo menos 6 tornados confirmados em Santa Catarina durante a transição para o inverno. 03 de julho, 2025. Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

SC teve 6 tornados com ventos acima de 100 km/h em apenas dois dias; FOTOS mostram estragos. 04 de julho, 2025. Sofia Mayer.

SC registra seis tornados durante transição do outono para inverno. 04 de julho, 2025. NSC Total.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também