Nesta terça-feira (18), a 1ª edição do programa Jornal da Top, da Rede Top FM, que em Campo Grande pode ser sintonizada na 88,9 FM, entrevistou o secretário estadual da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, que falou sobre a abordagem municipalista do governo de Mato Grosso do Sul para garantir que os investimentos em infraestrutura cheguem a todos os 79 municípios do Estado.
“O mandato do governador Eduardo Riedel é norteado pelo princípio da pauta municipalista. Esse modelo teve início com o programa ‘Governo Presente’ do ex-governador Reinaldo Azambuja, que realizou 11 grandes encontros regionais, convocando líderes municipais para apresentar suas prioridades de investimento”, recordou.
Ele completou que Riedel, enquanto secretário de Governo de Azambuja, aprimorou o modelo municipalista e o sistema de contratos de gestão para os secretários de Estado, enfatizando a escuta da população. “Quem melhor conhece os problemas de uma localidade é a própria população que vive ali e, por isso, a gente minimiza as chances de erro na definição de prioridades por parte do Governo”, assegurou.
Walter Carneiro Jr. informou que o Governo realizou a segunda rodada do programa “MS Ativo” este ano, quando todos os municípios apresentaram suas demandas prioritárias. “A maior parte das demandas é em infraestrutura, com diretriz de levar saneamento básico e asfalto para 100% dos núcleos urbanos do Mato Grosso do Sul”, explicou.
O secretário estadual da Cava Civil ressaltou que, dentro do programa “MS Ativo – Municipalismo”, tem visitado os municípios para monitorar o cumprimento das demandas pactuadas com o Governo do Estado, superando barreiras burocráticas e garantindo a entrega de projetos até o fim do mandato. “O governador tem uma agenda intensa de entrega de obras de infraestrutura urbana (asfaltamento, saneamento básico) em diversas cidades”, revelou.
Ele acrescentou que o objetivo do governador é melhorar a infraestrutura logística, incluindo estradas, ferrovias, hidrovias e aeroportos de Mato Grosso do Sul de olho na Rota Bioceânica. “A ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta estará pronta no segundo semestre do próximo ano, reduzindo o custo operacional e o tempo de navegação em um terço para produtos exportados para a Ásia, beneficiando as cadeias florestal (celulose) e de proteínas (agronegócio)”, assegurou.
Walter Carneiro Jr. informou ainda que estudos para implantação de ao menos três ferrovias e viabilização econômica da hidrovia do Rio Paraguai, que necessita de dragagem, estão em andamento. “O Governo tem um plano para dotar o Estado com 18 pistas de pouso asfaltadas e balizadas para logística aérea”, comentou.
Assista a entrevista completa pelo link:






