Denúncia: Professores de cursinhos preparatórios e vestibulandos apontaram falhas grosseiras da FAPEC

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Como a reportagem do site Diário MS News já tinha publicado, após receber inúmeras denúncias de estudantes que participaram dos vestibulares da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), as falhas nas correções das provas elaboradas e aplicadas pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) resultaram em notas muito baixas, principalmente na redação.

A divulgação do resultado do vestibular da UFMS, que foi realizado no dia 4 de dezembro de 2022, comprovou as denúncias feitas ao site pelos vestibulandos, que têm mobilizado as redes sociais pedindo a troca da Fapec. A reportagem foi procurada por dezenas de candidatos do vestibular 2023 da UFMS e todos reiteram as críticas ao processo seletivo organizado pela Fapec, sendo que até professores de cursinhos apontaram incoerências no método de correção e formulação das questões, segundo os estudantes.

A professora A. V., que é revisora de redações, postou na sua rede social que não consegue entender as notas apresentadas pela banca da Fapec. “O que eu vejo é um grande despreparo da banca, que, nitidamente, mal se debruçou sobre o conteúdo de diversas redações. Aliás, será que todas foram mesmo corrigidas? Ou apenas foram atribuídas notas zero aleatoriamente? Li algumas que foram para as quais foram atribuídas a nota 100, mas que na verdade apresentaram excelentes argumentações e ótimas reflexões sobre o tema proposto”, reclamou.

O professor J. F. M. A, que ensina física em cursos preparatórios para vestibular, também apontou incoerências na formulação das questões. “Eles estão formulando questões que as unidades de medidas estão erradas, não tem como resolver as questões, e às vezes, quando resolve, chega em resultados que não tem alternativa. Existem algumas inconsistências que eu não consegui entender. Por exemplo, tem um setor onde fala a média por competência. Tem 15 questões de linguagem e a média por competência foi maior que 15”, revelou.

Um vestibulando que prestou vestibular para o curso de Medicina, cujo nome será preservado, afirmou que as questões 38 e 40 de física apresentaram “erros inadmissíveis”, enquanto as questões 37 e 39 tiveram as respostas corretas alteradas no gabarito definitivo. “As questões de número 38 e 40 deveriam ser anuladas pois não apresentam resposta correta entre as alternativas. Contudo, anulou-se apenas a questão de número 40. As questões de número 37 e 39 tiveram as respostas alteradas. O gabarito preliminar publicado atribuiu as respostas corretas a essas questões. No entanto, o gabarito definitivo atribuiu como corretas alternativas que estavam erradas”, explicou.

Já um outro estudante que também prestou vestibular para Medicina e tirou nota 100 na redação, disse que buscou ao máximo ir na exatidão do tema. “Alguma coisa deve estar errada na forma como eles orientam os corretores. Eu sei de alunos que obtiveram nota máxima mesmo cometendo vários desvios gramaticais”, disse revoltado. Uma estudante que optou por não se identificar e prestou vestibular para Medicina afirmou que se sentiu prejudicada com a correção da redação. “Há incoerências na correção, como por exemplo não ter seguido a estrutura do tema dissertativo sendo que fiz 30 linhas, 4 parágrafos e argumentei e dissertei, tendo como introdução, desenvolvimento e conclusão”, declarou.

Falhas corriqueiras

As constantes falhas registradas pela Fapec na elaboração e aplicação de processos seletivos em Mato Grosso do Sul já são corriqueiras. Em fevereiro do ano passado, por exemplo, a Fapec admitiu que errou na avaliação dos candidatos a professores temporários na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Conforme nota oficial publicada pela instituição, o erro foi em uma das etapas, a prova de títulos.

“No dia 1° de fevereiro de 2022 realizou o envio da classificação dos candidatos selecionados em seu componente curricular e nas modalidades APEES (Apoio Pedagógico Especializado para Estudantes Surdos) e APE (Apoio Pedagógico Especializado), em documentos separados. No dia 2 de fevereiro, os candidatos entraram em contato com a Fapec informando um equívoco no resultado de suas habilitações”, explicou na nota.

Diante da constatação, ainda conforme a Fapec, foi decidido que seria feita a revisão em todos os resultados e que, até o meio-dia do dia 7 de fevereiro de 2022, iria encaminhar o arquivo à SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) para nova republicação. “Diante do ocorrido, a diretoria da Fapec decidiu interromper o atendimento ao público para dedicar-se completamente à revisão das listagens, comprometendo-se em entregar, até a próxima segunda-feira, os resultados revisados para republicação”, concluiu a nota.

Candidatos prejudicados

Segundo um grupo de 250 professores candidatos, que divulgaram uma carta aberta na data, foram três os principais questionamentos que envolveram a seleção e todos têm relação com a mesma etapa: a prova de títulos. A primeira reclamação teve como base a dificuldade de anexar os títulos no site da Fapec, quando muitos candidatos não conseguiram anexar seus documentos, ou quando conseguiram tiveram alguns deles ignorados na avaliação da banca, o que pode ter causado prejuízo na nota final.

O segundo questionamento foi justamente a resposta dos recursos protocolados pelos candidatos em relação aos erros citados acima. “Tal fato ocasionou pontuações erradas, recursos indeferidos sem justificativa, não habilitação do profissional para o exercício do trabalho. Relatamos também, instabilidade e oscilação sistêmica na página da empresa responsável FAPEC-MS”, disse trecho da nota articulada por uma candidata.

A partir das inúmeras reclamações e do reconhecimento por parte do Governo de que a Fapec deveria se explicar, a SAD e a SES (Secretaria de Estado de Educação) anularam sete editais relacionados ao processo seletivo dando como motivo “inconsistências verificadas pelas secretarias”, sem explicar quais exatamente. Em nota, as duas secretarias notificaram a Fapec para que ela apresentasse resposta às reclamações, assim como o encaminhamento das reanálises para publicação dos editais com eventuais novas listas de aprovados.

Essa medida causou o terceiro questionamento dos candidatos, que não sabiam como a publicação dos novos editais iria acontecer. “Por isso, necessitamos de um posicionamento claro e efetivo das instituições responsáveis. De uma explicação clara e detalhada quanto a esse erro, sua retificação e uma nova abertura de inclusão de prova de títulos”, finalizou a nota dos candidatos.

Outro lado

Procurada pela reportagem do site Diário MS News, a Fapec enviou uma nota oficial para tentar explicar as inúmeras reclamações dos vestibulandos e qual pode ser lida na íntegra abaixo:

De um modo geral, todas as reclamações dizem respeito à discordância, maior ou menor, com a correção das redações efetuadas pela equipe da Fapec. Nesse sentido, cumpre ressaltar que ela segue os critérios já mencionados, com o processo levando em conta o que diferencia a concepção de redação traduzida neles de outros processos seletivos.

Assim, textos que recorrem à fórmulas que esquematizam o texto do candidato, que fazem citações descontextualizadas (apenas para simular repertório cultural), que somente mencionam o tema sem, de fato, tratar dele, além de descuidar de questões básicas da norma padrão da língua portuguesa, acabam recebendo a pontuação devida, o que nem sempre é acolhido com o olhar necessário pelos candidatos e alguns profissionais do ensino. Mas é compromisso da Fapec, como já salientado, procurar sempre tornar o processo melhor a partir das críticas recebidas.

SERVIÇO – Os leitores que desejarem denunciar alguma irregularidade em Campo Grande pode usar o site [email protected] ou pelo WhatsApp (67) 99961-1287.

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