Frente fria chega nesta terça-feira ao Estado e mínima pode chegar a 10ºC

Reprodução

A partir desta terça-feira (09/05), uma frente fria chega a Mato Grosso do Sul e a temperatura deve despencar para a mínima de 10ºC no decorrer desta semana, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Já o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e de Clima) alerta que o Estado pode ter chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque na região centro-sul.

As instabilidades ocorrem devido a avanços de cavados, além da passagem de uma frente fria. Tal situação deve favorecer a formação de instabilidades atmosféricas, com maior probabilidade para a região sul do Estado.

Durante a semana a previsão é de queda gradativa das temperaturas a partir de terça-feira, quando as temperaturas mínimas previstas devem ficar entre 16ºC e 20ºC e as máximas de até 24ºC para a região sul do Estado.

Com a chegada da frente fria, a partir de quarta-feira (10/05) a previsão é de queda na temperatura, que deve variar entre 13ºC e 16ºC no sul do Estado. O frio mais intenso é esperado para a partir de quinta-feira (11/05), com temperaturas mínimas previstas entre 10ºC e 12ºC.

Já a partir do próximo fim de semana as regiões central e leste também devem receber influência do ar frio com temperaturas mínimas entre 16º e 18ºC. Também na quinta-feira, a região sul deverá ter mínima de 13ºC e máxima de 23ºC.

Na região norte as temperaturas devem ficar entre 21ºC e 31ºC, enquanto em Campo Grande entre 19ºC e 28ºC. O Cemetc aponta ainda para a possibilidade de pancadas de chuvas em diferentes regiões do Estado, com o avanço de cavados e intenso fluxo de calor e umidade.

Conforme o Cemtec, a combinação destes fatores, além da aproximação de uma nova frente fria, deve favorecer a formação de instabilidades atmosféricas.

Desta forma, chuvas podem ocorrer em todo o Estado, com maior probabilidade para a região sul, principalmente a partir desta terça-feira, quando as pancadas de chuva devem ser mais fortes, com risco de temporais em algumas regiões.

Campanha do agasalho

Apesar de o frio já estar batendo na porta, apenas o Governo do Estado se antecipou, lançando no último dia 12 de abril a campanha do agasalho, que neste ano tem como tema “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem”. Enquanto isso, as prefeituras seguem em ritmo lento com as suas respectivas campanhas, deixando para a última hora a coleta de doações para os mais necessitados.

Com o lema de quem chega primeiro na fonte, bebe água limpa, a madrinha da campanha do agasalho no Estado, a primeira-dama Mônica Riedel, criou um “exército” de multiplicadores formado por servidores estaduais que foram escolhidos em cada secretaria, fundação ou autarquia.

A eles caberá fomentar a mobilização não só no órgão em que trabalham, mas também entre pessoas do seu convívio social, familiares, amigos, condomínios, por exemplo, e eles estarão identificados por uma camiseta com os dizeres “Sou um multiplicador de abraços”.

Mônica Riedel falou da sua alegria em ver que tantos servidores se dispuseram a cumprir esta função, de não deixar que a campanha esfrie. “Eu fiquei muito feliz de ver tantos multiplicadores. Porque o que acontece é que as pessoas fazem suas doações e, às vezes, esquecem de estimular outras pessoas a fazerem, e é aí que esses multiplicadores são fundamentais. Eles terão o papel de manter acesa a chama da Campanha, manter ela viva”, reforçou.

Podem ser doados cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis, camisas, meias e sapatos. Barbosinha ressaltou o caráter solidário da Campanha, e emocionado falou sobre a importância das doações. “Nem todos sabem a importância que essas doações têm para as famílias em situação de vulnerabilidade. É muito comum andar pelo Estado e ver crianças sem meias, por isso a importância de doar, e todos os anos”, disse a primeira-dama.

Organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), este ano a campanha espera superar a quantidade de itens doados em 2022, que foi de 80 mil peças, e assim poder atender a mais de 200 entidades beneficentes e organizações não-governamentais em Mato Grosso do Sul.

A titular da SAD, Ana Nardes, explicou que para escolher esses multiplicadores foi considerado o perfil de cada um. “Procuramos pessoas proativas, que consigam interagir em todas as secretarias e nos demais locais, pessoas que sejam engajadas”.

A secretária ainda explicou que cada multiplicador receberá um kit contendo banner, cartazes e panfletos que ajudarão na divulgação da campanha. E sugeriu que os cartazes sejam utilizados para a confecção de mais caixas de coleta.

Em cada secretaria já tem um ponto para coleta. Todas as doações serão encaminhadas ao Instituto Amigos do Coração, uma das entidades que serão beneficiadas com os agasalhos arrecadados na campanha, e que ficará responsável por receber, fazer a triagem e a distribuição das doações.

O Instituto Amigos do Coração realiza projetos sociais desde 2012, entre eles o “Devolvendo Sorrisos”, que é desenvolvido nas comunidades indígenas Vila Campestre e Nhanderu Marangatu – no município de Antônio João, Amambai – no município de mesmo nome –, Água Funda e Estrela do Amanhã, no Bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande. A expectativa é atender mais de 16 mil pessoas nas comunidades localizadas nos três municípios.

As instituições filantrópicas que desejam receber as doações, devem formalizar o pedido via ofício para a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), no e-mail:

[email protected].

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também