Levy Dias: o eterno prefeito de Campo Grande

REPRODUÇÃO

Natural de Aquidauana, onde nasceu no dia 30 de maio de 1938, o advogado e político Levy Dias, 85 anos, sempre é lembrado pela população de Campo Grande pelo tempo que administrou o município por duas oportunidades nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Filiado ao PSDB, ele também foi senador da República, deputado federal por três mandatos e deputado estadual pelo Mato Grosso antes de ser dividido para a criação de Mato Grosso do Sul. Casado com Neide Espíndola Dias, Levy Dias está na lembrança dos campo-grandenses pelas boas gestões à frente da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Essa boa administração foi repassada de pai para filho ao longo dos anos, tanto que pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência em 2021 colocou o político como um dos melhores prefeitos da Capital nos últimos 40 anos. Filho de Virgílio Dias e Zila Cândido Dias, Levy Dias se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Uberlândia, em Minas Gerais, e presidiu a União Campo-Grandense de Estudantes de 1963 a 1966.

Ele ainda foi nomeado assessor da Companhia de Desenvolvimento do Mato Grosso (CODEMAT) em 1965 pelo governador Pedro Pedrossian, permanecendo no cargo por cinco anos. Com a fundação da ARENA, em 1966, ingressou no partido e elegeu-se deputado estadual em 1970, sendo eleito prefeito de Campo Grande em 1973, permanecendo no cargo até 1977.

Nessa época, ele foi lembrado por ter inovado ao lançar o Projeto SALVE (Saúde, Alimentação e Vestuário) para oferecer assistência médica-dentária e social aos estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande. Em 1978, Levy Dias foi eleito deputado federal, quando migrou para o PDS e retornou à Prefeitura de Campo Grande em 1980, ficando à frente do Executivo municipal até 1982 por nomeação do então governador Pedro Pedrossian.

No ano de 1982, ele foi reeleito para a Câmara dos Deputados e novamente eleito em 1986, mudando-se para o PFL e para o PTB pelo qual foi eleito senador em 1990. Em 1993, como senador, Levy foi admitido pelo presidente Itamar Franco à Ordem do Mérito Militar no grau de Comendador Especial.

Atualmente, ele é produtor rural, dono da Jeroá Suínos, sendo que sua granja já foi uma das grandes premiadas do Melhores da Suinocultura Agriness. Na vida pessoal, em 2021, o ex-prefeito teve um duro baque com as mortes por Covid-19 do irmão, o pecuarista Davi Dias, de 87 anos, e do filho Levyzinho Dias, que morreu aos 39 anos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também