Bloco Independente de Dourados: A Força do Conservadorismo nas Eleições Locais

O Bloco Independente de Dourados (BID) está agitando o cenário político da cidade, ao anunciar existência de um grande plano político que esta sendo elaborado pelo grupo. Segundo informações do próprio bloco, um dos objetivos é reunir todos os agentes públicos determinados em contribuir para o desenvolvimento da cidade e oferecer uma alternativa diferente das práticas habituais observadas nas esferas políticas locais.

Uma das pautas do grupo é a defesa do verdadeiro conservadorismo, considerando que Dourados possui mais de 60% de sua população com perfil conservador. Tomando como base as últimas eleições de 2022, onde Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Dourados (MS), ele recebeu 81.016 votos, o equivalente a 62,84% do total da cidade. Já Lula (PT) foi a escolha de 37,16% dos votos e recebeu 47.910 votos.

Dentro desta perspectiva, Guto Nantes, presidente do PL/Dourados, e integrante do bloco, informou que uma das principais pautas do BID é a busca por uma candidatura conservadora para a prefeitura de Dourados, mas que até o momento, o nome do candidato não foi definido. Destacou também que, busca construir alternativas, dialogando com diversas lideranças do município que possuem visão estratégica de crescimento e que não estão diretamente envolvidas no cenário político convencional.

Uma das questões centrais levantadas pelo bloco é o posicionamento dos possíveis candidatos em relação às questões conservadoras, como o aborto. O grupo argumenta que nenhum dos então pretensos candidatos do sistema atual, se declara abertamente contra o aborto, e muitas vezes omite essa questão, mesmo que aleguem ser contra.

“O BID irá buscar estabelecer parcerias com pessoas não diretamente ligadas à política, mas que desejam contribuir para a resolução dos problemas estruturais da cidade, isso inclui questões tributárias, mobilidade urbana, logística e desenvolvimento sustentável.” Disse Guto Nantes (PL).

Outro ponto, segundo a CNN é partidos como PP (Progressistas) e Republicanos estarem integrando o governo federal, mesmo que aleguem ser independentes. A falta de coerência ideológica nas alianças com partidos que estão em conflito com os princípios conservadores são pontos chaves a serem observados.

A estratégia política pensada pelo BID promete trazer à tona discussões importantes para a comunidade de Dourados e para a política local.

“O Bloco, Independente de qualquer coisa espera oferecer uma alternativa sólida e coerente com seus valores conservadores, promovendo um debate construtivo em busca de um futuro melhor para a cidade”.Conclui Nantes.

No dia 23 de setembro, na cidade de Dourados/MS, estiveram reunidos presidentes e representantes dos partidos PL, Guto Nantes, Democracia Cristã, Racib Harb, Novo, Daniel Ribas e César Luthii, além do PRTB, Eduardo Cersozimo e Sargento Prates, onde deliberaram a formação do BID-Bloco Independente de Dourados.

Diferença do conservador  e ideólogo

            “O conservador pensa na política como um meio de preservar a ordem, a justiça e a liberdade. O ideólogo, pelo contrário, pensa na política como um instrumento revolucionário para transformar a sociedade e até mesmo transformar a natureza humana. Na sua marcha em direção à Utopia, o ideólogo é impiedoso.” Palavras de Russell Kirk, teórico político americano.Matéria: Anderson Moraes Moreira

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também