Curso técnico em Administração: confira três áreas para iniciar a carreira

Docente do Senac EAD revela que os segmentos de Comunicação Interna, Marketing e Gestão de Pessoas têm oferecido mais oportunidades de emprego

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso técnico profissionalizante é uma qualificação que prepara os estudantes para exercerem uma atividade profissional reconhecida no mundo do trabalho. É importante destacar que não cumpre as exigências solicitadas no currículo do ensino médio, por isso deve ser realizado em conjunto ou após a conclusão.

Uma pesquisa realizada pelo Senai e Sesi com empresários do setor industrial e comercial aponta que, 45% dos entrevistados consideram o curso técnico uma das melhores opções de aprendizagem do país (para iniciar uma carreira). Acrescentam ainda, que a qualificação oferece mais oportunidades de emprego, por oferecer conhecimentos específicos na área escolhida.

Complementando os pontos positivos dessa modalidade de ensino, o levantamento mais recente da consultoria Catho destacou que as áreas com maior oferta de emprego são: Logística, Administração e Edificações.

Na avaliação de Eduardo Mota da Silveira, docente do curso Técnico em Administração do Senac EAD, essa qualificação profissional se destaca no mundo do trabalho por preparar o aluno para atuar em vários processos de uma organização.

“É importante acrescentar que os interessados em ingressar nesta área terão acesso aos conhecimentos técnicos (hard skills) e habilidades pessoais (soft skills). Reunindo as duas habilidades, os estudantes terão melhor desempenho no aprendizado e mais oportunidades de emprego”, explica.

Quais as principais funções exercidas pelo Técnico em Administração?

A área de administração é abrangente em termos de opções de atuação, por isso o docente do Senac EAD ressalta as mais procuradas por recrutadores e organizações. “Atividades relacionadas com comunicação interna, marketing e gestão de pessoas se destacam cada vez mais, no setor empresarial. Por isso, é importante aprender quais as habilidades solicitadas nesses ramos profissionais”, pontua.

Comunicação interna: o técnico em administração atua na gestão dos canais de comunicação interna, criados para facilitarem a troca de informações entre os setores, colaboradores e níveis hierárquicos da organização.

Desse modo, será responsável por elaborar comunicados como: e-mail marketing, newsletter semanal, quinzenal ou mensal e atualização da plataforma interna de comunicação.

O departamento responsável pela organização de eventos internos também oferece espaço para esse profissional. Entre as funções desenvolvidas estão: a preparação de espaços utilizados em reuniões, treinamentos e confraternizações.

Marketing: presente em todos os setores econômicos da sociedade, o marketing voltado à administração necessita de colaboradores que possam auxiliar os especialistas em pesquisas de mercado que envolvam: conhecimento do público-alvo da organização, análise da concorrência e tendências do setor.

Outras atribuições solicitadas no departamento são: elaboração de materiais promocionais, panfletos/banners, apresentações e atendimento ao cliente.

Gestão de pessoas: é uma das atribuições do departamento de Recursos Humanos que oferece possibilidades de trabalho em diversas situações: recrutamento e seleção de novos colaboradores, organização de entrevistas e na gestão de benefícios dos colaboradores (controle de ponto, férias e licenças).

Quais as habilidades necessárias para um bom aprendizado?

Em razão da diversidade de atuações, é importante destacar as habilidades mais pedidas na qualificação profissional em administração: informática, análise de dados, setor financeiro, desenvolvimento de projetos e conhecimentos básicos de legislação, no setor que estiver trabalhando.

No entanto, Eduardo acrescenta que as competências técnicas e domínio das principais ferramentas digitais serão essenciais para a ascensão profissional. “Os avanços tecnológicos estão cada vez mais acelerados, portanto, é importante investir em habilidades digitais. Quanto maior o domínio nessa área, maiores serão as chances de crescimento na organização”, acrescenta.

Complementando as informações sobre a qualificação profissional, o docente do Senac EAD destaca que o Técnico em Administração da instituição alinha o aprendizado da teoria e prática, além do aluno ter a escolha de planejar o horário de estudos. Vale acrescentar que os concluintes dos cursos técnicos da instituição recebem o diploma de técnico em Nível Médio, reconhecido pelo MEC em todo território nacional.

“Uma recomendação importante que costumo compartilhar com pessoas que ainda estão indecisas sobre a escolha da carreira é que pesquisem sobre a área e as competências desenvolvidas. Além disso, participem das feiras de profissões promovidas por várias instituições e se possível, estagiar na área”, conclui o docente.

Portanto, se ficou interessado no curso, acesse o site do Senac EAD e confira os detalhes da qualificação profissional. As inscrições para a próxima turma estão abertas e terminam em 18 de dezembro.

Sobre o Senac EAD 

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também