Vencedor do Nobel alerta contra inteligência artificial

A futura batalha entre a inteligência artificial (AI) e os humanos será desastrosa e, segundo o vencedor do Prêmio NobelDaniel Kahneman, nós estamos ferrados.

Em uma entrevista recente ao jornal britânico The Guardian, Kahneman fez um alerta:

“Claramente a AI vai ganhar. Não teremos nem chance. Como as pessoas vão se adaptar a isso é um problema fascinante.”

O pesquisador ainda alertou que “haverá uma ruptura maciça”, pois a “tecnologia está se desenvolvendo muito rapidamente, possivelmente exponencialmente”. 

Kahneman enfatizou que, no entanto, as “pessoas são lineares”:

“Quando as pessoas lineares se deparam com mudanças exponenciais, elas não serão capazes de se adaptar muito facilmente a isso.” 

O pesquisador cita a medicina como um lugar onde os humanos serão substituídos, “certamente em termos de diagnóstico”.

O vencedor do Nobel cita, entretanto, que a inteligência artificial pode substituir até os grandes empresários:

“Há cenários bastante assustadores quando você está falando de liderança. Uma vez que é comprovadamente verdade que você pode ter uma IA que tem um julgamento de negócios muito melhor, digamos, o que isso fará com a liderança humana?”



LEIA MATÉRIA ORIGINAL

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também