Região da Itália oferece até R$ 170 mil para quem quiser se mudar para lá

Objetivo do governo é reverter o declínio populacional.
Getty Images

Alguma vez você já sonhou em pedir demissão, abrir seu próprio negócio e viver tranquilamente em uma idílica região do sul da Itália onde faz calor quase o ano todo –e ainda ser pago para isso? Acredite, esta é uma possibilidade real.

A região da Calábria anunciou um projeto de incentivo para novos moradores estrangeiros oferecendo até R$ 170 mil num período de até três anos com o objetivo de reverter o declínio populacional. Entre os benefícios, segundo a CNN americana, há a natureza local, que inclui a proximidade do mar e das montanhas.

Mas há alguns requisitos. Para ser beneficiado é preciso abrir um pequeno negócio ou se encaixar em uma das vagas de emprego ofertadas pelas cidades da região. Os candidatos também devem ter no máximo 40 anos de idade e precisam se mudar no prazo máximo de até três meses após ter sua candidatura aprovada pelo governo local.

Ficou interessado em se mudar? Então conheça algumas curiosidades sobre a Calábria antes de fazer as malas.

A Calábria fica na região conhecida como a “ponta da bota” no mapa da Itália, na região sul. O clima do mediterrâneo é constituído de verões quentes e secos e o inverno com temperatura amena.

Por ser uma das regiões mais antigas da Itália, é muito rica em história e costumes. Um deles é o vinho. A uva “Greco Bianco” foi levada para a Calábria pelos gregos por volta de 700 a.C. Para se ter uma ideia da qualidade do vinho, ele era oferecido aos vencedores das Olimpíadas, que aconteciam a cada quatro anos em Olímpia, na Grécia. Infelizmente, após uma infestação de Filoxera, uma praga nas plantações que assolou a região no início do século XX, essa história de sucesso dos vinhos da Calábria, ficaram no passado.

Uma das maiores produções locais é de pimenta, a peperoncino. A população local consome em larga escala nos mais diversos pratos. É encontrada em conserva, secas, recheadas com atum ou refogadas, por exemplo. É o principal ingrediente de um dos pratos locais mais famosos, a pasta all`arrabiata.

A região tem atualmente vinte cidades fantasmas. Isso mesmo. Cidades fantasmas é um termo que se utiliza para descrever cidades onde ninguém mais habita. Os motivos são os mais variados que vão desde o fracasso da economia local, o êxodo da população para áreas mais prósperas ou ainda podem ser consequências das guerras ou desastres naturais.

O maior parque da Itália fica na Calábria. O Parco del Pollino se estende por mais de 192 mil hectares no entorno de 56 cidades.

Agora que você conheceu um pouco da história da Calábria, é se inscrever e preparar a mala. Boa sorte!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também