17ª Semana do Artesão: Rodada de Negócios movimenta economia criativa e fortalece o artesanato sul-mato-grossense

Evento reuniu artesãos e compradores de todo o país, gerando cerca de R$ 710 mil em expectativas de negócios

Como parte da programação da 17ª Semana do Artesão de Mato Grosso do Sul — que teve início na quarta-feira (19) e segue até a próxima terça-feira (25), o Sebrae/MS promoveu, na manhã nessa quinta-feira (20), em Campo Grande, uma rodada de negócios em que conectou artesãos e lojistas de diversas partes do país, a fim de fortalecer os laços entre fornecedores e o mercado consumidor, apresentando o melhor do artesanato de Mato Grosso do Sul.A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o acesso dos artesãos locais à novos mercados, além de trazer visibilidade para a produção sul-mato-grossense, promovendo a disseminação da cultura e internacionalização dos produtos originados no Estado.

“Mato Grosso do Sul vive um momento de oportunidades, com a implementação da Rota Bioceânica. É nesse contexto que vemos nossos artesãos se qualificando cada vez mais, o que é muito importante para acessar novos mercados e é isso que proporcionamos hoje. Ao trazer lojistas de todo o Brasil para conhecer o artesanato sul-mato-grossense, geramos novos negócios e a valorização da nossa cultura”, destacou Amarilha.
Para Katienka Klein, diretora de Artesanato da Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul (FCMS), instituição responsável pela realização da Semana do Artesanato, a rodada de negócios é uma forma de fortalecer o segmento ao ampliar o acesso dos artesãos a novos mercados.

“Hoje o artesanato é um dos setores que mais gira a economia da cultura de Mato Grosso do Sul, porque temos um impacto direto na questão produtiva, desde a colheita da matéria-prima até a comercialização direta. Então, para nós, a rodada de negócios é uma das principais formas de networking entre os artesãos e compradores, já que os negócios acontecem no local e, geralmente, se mantém essa entrega e quantidade negociada. A gente consegue mensurar essas vendas e o impacto disso na economia”, explicou a diretora do FCMS.

Resultados

A rodada de negócios possibilitou que artesãos locais apresentassem à lojistas de outros Estados brasileiros as peças produzidas. Ao todo, foram gerados cerca de R$ 710 mil entre negócios fechados e expectativa de novas parcerias. Entre os artesãos que vieram para Campo Grande especialmente para participar da Semana do Artesanato e da rodada de negócios, está Creuza Virgílio, da etnia Kadiwéu, que vive na aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho.

A artesã, que aprendeu a fazer vasos e pratos de argila aos 15 anos de idade, aproveitou a oportunidade de mostrar o seu trabalho e trouxe peças com pinturas tradicionais como forma de divulgar e valorizar a cultura indígena. “Essa é a terceira vez que estou aqui no Sebrae e, para mim, é uma oportunidade de expor minhas obras de arte, porque é com a divulgação que fazemos as vendas. Também é uma forma de mostrar a nossa cultura, porque esses desenhos são bem fortes para nós e todos os pigmentos são originais e fazemos de forma artesanal por meio da argila. Estamos aqui divulgando o estado através do nosso trabalho”, afirmou.

Outra participante foi a ceramista e presidente da Associação dos Produtores e Trabalhadores Manuais de MS (Proat), Indiana Marques, que reforçou o fato de que a rodada de negócios é uma ótima oportunidade para entrar em contato com novos lojistas e mostrar a evolução do trabalho para aqueles que já conhecem e sempre compram.“A rodada é uma apresentação para novos lojistas, novas pessoas para adquirir nosso artesanato e fechar negócios futuros. Então, esse movimento é muito importante e eu sempre fico muito feliz quando venho, porque as vendas são sempre muito boas, tanto para os novos compradores quanto para quem já conhece o meu trabalho. Estou com o Sebrae desde os anos 90 e sempre tivemos essa parceria, e isso me motiva muito a participar desses movimentos”, disse.

De MS para o Brasil

Ao todo, 13 lojistas de diversas regiões do país vieram prestigiar o artesanato local e saíram com diversas peças para revenda em suas lojas, que, muitas vezes pela localização, recebem pessoas de vários locais do Brasil e do mundo.

Lucas Lacen é proprietário da loja de artesanatos Paiol, que conta com quatro unidades em São Paulo e está às vésperas de abrir mais dois espaços, inclusive um em Brasília, sendo o primeiro fora de São Paulo. No mercado há 17 anos, Lucas revela que mantém parcerias de longa data com diversos artesãos de Mato Grosso do Sul e, apesar de já conhecer a qualidade e diversidade das peças comercializadas em MS, disse que ficou surpreso com a evolução que percebeu após dois anos sem vir ao estado.“Gosto muito das cerâmicas, trabalho com o produto de vários artistas daqui, incluindo os que são feitos pelos indígenas Terena e Kadiwéu e acompanho o que é feito aqui há muitos anos. Dessa vez, após esse tempo sem vir, notei que surgiram novos artesãos e os que já estavam no mercado, estão se reinventando, porque estão se estruturando com o passar do tempo. Fico feliz que aqui em MS tem vários artistas à frente de seus negócios, especialmente mulheres, que vem se aprimorando com o tempo e se mantendo no mercado”, destacou.
Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, reforçou a importância da rodada de negócios para permitir o acesso dos artesãos a novos mercados
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a realização do evento colocou Bonito no centro do diálogo sobre as perspectivas do segmento, sobretudo pelo fato de o município estar atento às diretrizes de inovação e sustentabilidade.

“Para nós, é uma alegria fazer parte da história de Bonito. Desde a década de 1990 estamos presentes na cidade, oferecendo suporte aos empreendedores e apoiando no desenvolvimento do turismo, inclusive, implementamos aqui o Polo Sebrae de Ecoturismo. Hoje marcamos uma nova fase do município que é o fomento à internacionalização. Bonito já recebe muitos turistas estrangeiros, mas com a implementação do conceito de Destino Turístico Inteligente, o município fortalece sua posição no cenário global, conquistando ainda mais reconhecimento por estar alinhado à principal tendência do segmento”, ressaltou Amarilha.
 
Rodada de negócios foi realizada na sede do Sebrae/MS
Quem também se disse surpreendido pela alta qualidade e profissionalização dos artesãos de MS foi Marco Aurélio Pulcherio, que é natural de Campo Grande, mas vive em São Paulo (SP), cidade em que tem um showroom para lojistas, onde expõe e comercializa arte popular brasileira.

“Há três anos, quando estive aqui pela última vez, tinham boas possibilidades, mas dessa vez, além das boas possibilidades, também percebemos uma melhoria na comercialização dos produtos: a qualidade que já havia se manteve, mas houve uma evolução muito grande. Em MS tem uma riqueza cultural gigantesca e tem muita coisa a ser feita, especialmente na comunicação desses trabalhos”, disse o empresário, que está há 45 anos no ramo de divulgação e comercialização de itens da cultura brasileira.

Sebrae apoia o artesanato local

Além da rodada de negócios, o Sebrae/MS viabiliza a participação de 33 artesãos do estado na feira “Mãos que Criam”, que integra a programação da 17ª Semana do Artesão. Entre eles, estão profissionais indígenas que expõem produtos e os responsáveis por ministrar oficinas durante o evento.Com diversas iniciativas voltadas ao mercado e à capacitação, o Sebrae/MS é um parceiro histórico do setor do artesanato. Para 2025, já está previsto o apoio à participação de artesãos em quatro feiras pelo país. Em 2024, considerando todas as ações de mercado, como participação em feiras e rodadas de negócios, foram movimentados mais de R$ 1,3 milhão em negócios junto aos profissionais atendidos pela instituição.

17ª Semana do Artesão de MS

A 17ª Semana do Artesão de Mato Grosso do Sul acontece de 19 a 25 de março, em Campo Grande, com uma programação diversificada que inclui feiras, oficinas, palestras e exposições. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura do MS, com apoio do Sebrae/MS e da Prefeitura Municipal. A iniciativa celebra a riqueza do artesanato local, promovendo a cultura e a economia criativa do estado.

Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS e parceiros com o foco no turismo podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.

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