3ª. via presidencial: possível ou delírio?

Reprodução

DELÍRIO?  A chance de sucesso da 3ª. via presidencial é mínima até aqui. Desde 1984 essa alternativa morreu na praia com Mario Covas (PSB) em 4º lugar e Leonel Brizola (PDT) em 3º. Foram 8 eleições polarizadas. Só mesmo um fato excepcional poderá viabilizá-la. Sacar um nome carismático da cartola não é tarefa fácil. Muita fumaça e pouco fogo.

FRACASSOS: Em 1994 Orestes Quércia (MDB) tentou ser a 3ª. via e só obteve 4,4%, perdendo para Enéas (Prona). Em 1998 foi a vez de Ciro Gomes (PDT) naufragar com 11% dos votos. Em 2002 Garotinho (PSB) (17,9%) a bola da vez –  em 2006 Heloisa Helena (Psol) com 6,9%. Em 2010 Marina Silva (PV) (19,3%) – em 2014 Marina Silva (PSB) com 21,3%. Em 2018 Ciro – 12,5%, seguido de Alckmin com 4,8%. Números convincentes.

COMPLICADO:  Em quem votará o eleitor não alinhado a esquerda e a direita e que votou em Bolsonaro? Por várias razões como mostram as pesquisas, ele estaria indeciso à espera de fatos novos. Mas o que esse eleitor acha dos políticos eleitos na ‘onda Bolsonaro’ e que agora borbulham na oposição? Eles terão ‘combustível’ próprio para se reelegerem?

METEÓROS:  Ex-senadora Heloisa Helena obteve 6,5 milhões de votos em 2006; não se elegeu vereadora em Maceió; virou assessora do senador Randolpe Rodrigues (Rede-Ap).  Marina Silva (PV) era ‘outside’ ambiental e em 2010 chegou a 19,6 milhões de votos. Em 2014 obteve 22 milhões de votos. Mas em 2020, teve o nome retirado do ról das personalidades negras do’ Zumbi dos Palmares’ pela sua contribuição irrelevante à população negra.

FRAGILIZADO: Pré-candidato ao Planalto Ciro Gomes (PDT) perde espaço e cai nas pesquisas. Suas falas agressivas nas entrevistas repetitivas já não atraem. A notícia do leilão de apartamento seu em Fortaleza soou mal junto a opinião pública. A pretensão de se firmar como 3ª. via vai ficando distante. Turrão, não admite que sua vez já passou.

PROCURA-SE:  Quais seriam os nossos atuais políticos e personagens carismáticos? Sabe-se que é bem mais fácil reconhecer alguém carismático do que defini-lo. Mas o carismático tem o dom nato, qualidades excepcionais de seduzir e cativar pela postura e fala. São coisas distintas: o cidadão pode ser bom gestor, sem ser necessariamente carismático.

CARISMA: O ex-presidente Juscelino Kubstschek é exemplo de carisma saudável, assim como John Kennedy, Martin L. King, Bill Clinton, Barack Obama e Steve Jobs Getúlio Vargas? Só populista. Embora de imagem sinistra Adolf Hitler era portador de áurea carismática. Esse exemplo mostra que o dom carismático é complexo e pode ser também nocivo.

RESGATE:  Nós paulistas comemoramos em São Paulo o 9 de julho como o dia da ‘Revolução Constitucionalista’. Nunca entendi porque o sul do Mato Grosso, que apoiou solitariamente a causa; e após a criação do MS ignorou a efeméride. Agora o deputado Gerson Claro (PP) propõe instituir a comemoração. Derrota militar que gerou a vitória política com a Constituição de 1934.

SABENDO: A Constituição de 1934 foi importante. De espírito liberal previu o voto feminino e obrigatório aos maiores de 18 anos; adotou o sistema com 3 poderes; o sistema eleitoral com eleições diretas e o voto secreto; a legislação trabalhista com férias, jornadas de trabalho e criação de sindicatos. Por tudo isso ficamos ao lado dos paulistas em1932.  

LIÇÕES:  Os jovens e oriundos de outros Estados não conhecem o passado que ajudou na criação de MS. A Revolução de 32 foi um episódio importante na vida política da então região Sul do Mato Grosso. Tivemos aqui batalhas sangrentas e até o Governo Provisório do Estado de Maracajú liderado pela figura impoluta de Vespasiano Martins, grande líder. 

FICÇÃO:  Aguardada como decisiva em 1930 entre as tropas getulistas e o Exército ali em Itararé (divisa de São Paulo-Rio), a ‘Batalha de Itararé’ não aconteceu dada a fraca resistência das forças federais. Daí que o jornalista Apparício Torelly passou a usar o cognome ‘Barão de Itararé’ nas suas críticas a Ditadura. Apparício deu então lugar ao personagem Barão de Itararé cujo humor político e elogiado até hoje. 

PILULAS DIGITAIS:

Se o Bolsonaro morrer de um forte soluço, o nome seria Solução?!

Nas eleições de 2022 o PT deve deixar de lado o tema corrupção.

O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim afinal o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato. (Barão de Itararé)

O grande desafio do homem é encontrar diariamente duas meias do mesmo par. (Tusquinha)

A honestidade é uma das piores formas de solidão. (Carlos Castelo)

Negociata é um bom negócio para o qual não fomos convidados. (Barão de Itararé)

Os cubanos já não são tão fidel ao Governo.

Lula está certo! Pancada de polícia cubana não dói – é declaração de amor pelo próximo e pela causa.

O Brasil tem seu corpo na América e sua alma na África. (padre Antônio Vieira)

O luxo do funeral e a suntuosidade do túmulo não melhoram as condições do morto; satisfazem apenas a vaidade dos vivos. (Dante Veoléci)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também