60 Anos de Grupo Acaba — Moacir Lacerda e a Missão de Cantar o Pantanal para o Mundo

CAMPO GRANDE, MS – O cenário cultural de Mato Grosso do Sul celebrou nesta terça-feira a presença de Moacir Lacerda, fundador do Grupo Acaba, em uma entrevista que revisitou seis décadas de dedicação à “música de pesquisa” e à identidade pantaneira.

Moacir relembrou que o nome “Acaba” é uma sigla para Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí . Na década de 60, o bairro Amambaí era o epicentro cultural do estado, abrigando desde a família Espíndola até nomes como Delinha e João Pacífico. Foi nesse “centro do mundo” que o grupo consolidou sua marca: o coletivismo e a defesa do meio ambiente através da arte.

Um dos pontos altos da entrevista foi a explicação da música “Fernando Vieira” (originalmente Fernandes Vieira), um navio a vapor que fazia a rota de Porto Esperança a Cuiabá . Moacir revelou que a letra é autobiográfica e descreve a dureza e a beleza das viagens no porão do navio, onde famílias humildes armavam suas redes. “Eu nunca saí de Porto Esperança. Meu umbigo está enterrado lá”, afirmou o músico, destacando sua conexão visceral com suas raízes .

Lacerda destacou que o Grupo Acaba foi pioneiro em dar orgulho ao termo “pantaneiro”. Antes do grupo, falar do Pantanal ou da cultura indígena era visto de forma pejorativa em um estado dominado pelo agronegócio. Em 1992, o grupo representou o estado na Rio 92 (COP 92) com a música “O Rancho do Jaú”, coroando seu papel como defensores da ecologia muito antes do tema tornar-se tendência global .

Atualmente, Moacir integra a Federação Pantaneira, um movimento apoiado pelo Sebrae que busca consolidar a economia criativa na região, unindo música, artesanato, gastronomia e turismo sustentável . Ele vê com otimismo o futuro da preservação cultural, citando também o trabalho social do Moinho Cultural em Corumbá.

Mesmo com o passar dos anos, o grupo continua ativo nas plataformas digitais (Spotify e Instagram) e Moacir segue compondo, tendo finalizado recentemente uma ópera baseada na vida de Álvaro Nunes Cabeça de Vaca. Ele encerrou a entrevista com uma frase que resume a essência do grupo: “Mesmo à luz de lamparina, continuamos cantando as cores e as dores da raça pantaneira”.


Serviço: As músicas do Grupo Acaba podem ser encontradas em todas as plataformas de streaming (Spotify, Deezer, YouTube) e novidades são postadas no Instagram oficial do grupo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também