“A POLÍTICA nada tem de comum com a moral. O governo que se deixa levar guiar pela moral não é político, e portanto, seu poder é frágil. Aquele que quer reinar deve recorrer à astúcia e a hipocrisia. As qualidades populares fraqueza e honestidade são vícios na política, porque derrubam os reis dos tronos do que o mais poderoso inimigo.” (Protocolo dos Sábios de Sião)
RONALD REAGAN: “Não espere que a solução venha do Governo. O Governo é problema.” “Política é a segunda profissão mais antiga do mundo, muito semelhante à primeira, aliás.” “Como pode um presidente não ser ator?” “O contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem ter que prestar concurso.” “Governos tendem a não resolver os problemas. Apenas reorganizá-los.”
FOLCLÓRE: Quando Benedito Valares era interventor em Minas Gerais houve uma série de acidentes de trem da Rede Mineira de Viação e o relatório da estatal apontava como causa principal o descarrilamento do último vagão. No dia seguinte o diário oficial trazia a determinação governamental mandando tirar todos os últimos vagões dos trens.
SEM PUDOR! Diante do Covid-19 feroz é preciso que a mídia não faça rodeios para mostrar suas consequências. No exterior mostram imagens fortes, impactantes, de gente entubada, de corpos sem vida inclusive. Essas situações espalham temor e provocam mudança de atitudes e posturas de muitas pessoas que se acham intocáveis até aqui.
MARÇO: Começa com M de medo, que significa prudência, prevenção e também inteligência para não ser ceifado pelo vírus que já levou amigos e parentes nossos. Não é hora – independentemente da idade – de ousar, abusar em situações perfeitamente evitáveis do nosso dia a dia. Vamos valorizar a vida, pois ela é bela e una!
DEPUTADOS & AÇÕES: Lucas de Lima (SOL); quer a criação do Selo Amigo do Animal Abandonado; destinou emenda à cidade de Bandeirantes para compra de uma van destinada ao transporte de passageiros. Neno Razuk (PTB); quer que o prédio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) em Dourados seja denominado ‘Cel Adib Massad; pede recuperação de estradas do ‘Paxixi’ em Miranda; pediu ao Governo Estadual doação de veículo à coordenadoria do Meio Ambiente de Rio Verde. José C. Barbosa (DEM); questionou o repasse da verba do Executivo à Saúde de Dourados; pede ação emergencial para conter abusos na cobrança de taxas cartoriais.
A LEITURA dos números da pesquisa do Instituto Ranking realizada nos dias 20/26 de fevereiro em 20 cidades proporciona uma visão do cenário eleitoral e dos principais personagens que podem estar envolvidos nas eleições de 2022. Embora até lá exista um oceano turbulento a atravessar ’, a amostra subsidia projeções, planos e sonhos.
REJEIÇÃO ao Governo: Liderança de Zeca do PT com 12,35%, seguido por André 10,12% – depois Delcídio 9,18% – Nelsinho 8,53% – Bluma 7,06% – Soraya 6,24% – Marquinhos 5,00% – Odilon 2,41% – Mandetta 2,12% – Simone 2,00% – Rose 1,41% – Riedel 1,24% – 22,16% não sabe/não responderam.
ACEITAÇÃO ao Governo: André Puccinelli lidera com 12,06%, seguido de Rose Modesto com 9,18% – Nelsinho Trad 6,29% – Eduardo Riedel 5,82% – Zeca do PT 3,65% – Murilo Zauth 3,18% – Ricardo Ayache 2,12% – Delcídio do Amaral 1,94% – Soraya Trhonicke 1,47% – não sabe/não responderam 54,29%.
A COMPARAÇÃO entre os números obtidos nos 2 itens acima mostra a diferença. Zeca do PT tem 3,65% de aceitação e sua rejeição é de 12,06%. André: tem 12,06% pró e 10,12% de rejeição. Já Rose é rejeitada apenas por 1,41% e é aceita por 9,18%. Atende assim a tese de que baixa rejeição deve ter a companhia da boa aceitação.
COMPARANDO as pesquisas com os números das ultimas eleições gerais vê-se que o sentimento de rejeição irreversível, um estigma a ser levado em conta. O candidato com boa aceitação mas tendo rejeição alta, terá poucas chances de vencer. Delcídio perdeu para Reinaldo Azambuja em 2014 exatamente por isso. É como o piloto de F-1 que não consegue tirar aquele um segundo de diferença numa volta em relação ao líder da prova.
SENADO: Tereza Cristina tem 8,29% seguida de Simone Tebet com 5,18% – Reinaldo 4,24% – Mandetta 3,88% – Zeca do PT 2,53% – Ayache 1,65% – Miglioli 1,41%, Delcídio 1,06% ( 70,76 não sabem). Os ventos favoráveis no agronegócio constroem a capacidade gerencial de Tereza Cristina. O seu prestígio irradia da capital para interior.
DA ASSEMBLEIA: Deputada Mara Caseiro (PSDB); lançou a Campanha Lilás e no dia 9 presidirá Sessão Solene do evento; conseguiu junto ao Estado ajuda para reparar os estragos das chuvas em Corguinho. Deputado cabo Almi (PT): projeto amplia o direito à água potável gratuita aos consumidores; aprovado seu projeto divulgando os convênios celebrados pelo Estado. Deputado Zé Teixeira (PSDB) pediu investimentos para Itaporã, Jardim e Inocência; congratulou-se com a Caixa de Assistência dos Servidores de MS pelos 20º aniversário. Deputado Gerson Claro (PP) presidiu pela primeira vez a CCJR – Comissão de Constituição Justiça e Redação – cumprindo a pauta elaborada.
MANOEL DE BARROS: “Tudo que eu não invento é falso.” “Liberdade busca jeito. Sou água que corre entre pedras. Quem anda no trilho é trem de ferro.” “Dentro de nossa casa passava um rio inventado.” “Perder o nada é um empobrecimento.” “Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando.” “Gosto mais de viajar por palavras do que de trem.”
A ESTUPIDEZ: De um lado o humorista Danilo Gentilli soltando farpas contra a Câmara dos Deputados. De outro, ela pedindo a prisão dele, esquecendo-se de pérolas como a PEC da Imunidade, a deputada Flordelis e o próprio presidente Arthur Lira. Estão desviando de assunto? Como disse o apresentador Marcelo Tas: “Humorista não representa um poder. Ele usa sua arma de brinquedo contra a realidade”.
AÇÕES PARLAMENTARES: Paulo Correia (PSDB); com folego para auxiliar as autoridades de Coxim numa cruzada contra a violência que vitimiza suas mulheres; enaltece o projeto de energia solar do Pantanal. Antonio Vaz: (Rep); pede recuperação da rodovia MS 156 em Carapó; apresentou voto de louvor aos pastores da igreja ‘Brasil para Cristo’. Lídio Lopes (Patri); é seu projeto exigindo notificação compulsória de casos de automutilação e tentativa de suicídio atendidos pelos órgãos de saúde e ensino. Marçal Filho (PSDB); autor da proposta exigindo segurança dos direitos às mulheres com perda gestacional; viu atendido seu pedido de auxilio emergencial a ser promovido pelo Governo Estadual.
FINALMENTE? Inveja dos argentinos com 5 ganhadores do prêmio Nobel criado em 1901. Lançado agora o ex-ministro da agricultura engenheiro agrônomo Alysson Paulinelli ((84) como candidato por criar a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, por revolucionar nosso campo/cerrado na produção de alimentos.
A PROPÓSITO: Até 1970 importávamos alimentos (90% do milho consumido), sem estoque regulador, exportando só café, cacau, borracha e madeiras. Com as pesquisas e tecnologia da Embrapa fundada em 1973, aumentou-se e diversificou a produção do campo/cerrado, passando a ser inclusive referencia no setor para muitos países.
FALECEU uma das últimas lideranças políticas ainda do Mato Grosso uno: Frederico Campos (93). Gente agradável que entrou na política pelas mãos de Pedro Pedrossian que o nomeou prefeito da capital em 1967. Foi Secretário de Obras no Governo de Garcia Neto e nomeado governador em 1977 pelo presidente Geisel. Em 1988 foi eleito prefeito de Cuiabá pelo voto direto.
NO FACEBOOK: Políticos religiosos lutam para que o culto seja atividade essencial. Rezar longe da igreja é fácil, mas e o dízimo, e o dízimo?
Autor: Manoel Afonso