A estratégia política

Reprodução

A ESTRATÉGIA: Ao adotar as prévias pretende-se aproveitar a o evento para praticar a democracia interna, juntar as diferentes tendências, mostrar a cara e a força do PSDB. Embora não exista a lista oficial dos tucanos pré-candidatos, a manifestação de alguns deles é uma amostra afirmativa de que o partido quer liderar a chamada terceira via em 2022.

INTERROGAÇÃO:  Nas eleições primárias dos Estados Unidos há embate duro entre os postulantes. Mas só até a escolha do candidato do partido. Com base na tradição de um país democrata seria oportuno perguntar: o candidato tucano escolhido conseguirá agregar o apoio das lideranças que não obtiveram êxito?  Haverá ou não o temido racha?

SIMONE:   Fritada pelos caciques do MDB na sua candidatura à presidência do Senado contra a turma do Centrão, a senadora (MDB); segundo o presidente do partido Baleia Rossi; teria 80% de apoio para ser candidata ao Planalto em 2022 na 3ª. via.  Mas observadores aconselham Simone a priorizar sua situação política nebulosa no MS – a exemplo do que ocorre com o ex-ministro Mandetta no DEM local.  

ALCKMIN: lidera ao Governo paulista com18,05% na ‘Pesquisa Ranking’ em 90 cidades paulistas – em 2º Datena 15,20% – Boulos 12,00% – Dória 10,25% – Marcio França 8,05% – Paulo Skaf 7,15%.  Rejeição:  Dória 16,35% – F. Haddad 13,10% – Arthur do Val 10,05 – Janaina Paschoal 8,35% – Rodrigo Garcia 7,00% – Boulos 5,00% – Skaf 4,35% – Datena 4,20 – Alckmin 3,30% – Marcio França 3,10%.

PESQUISA para Presidente do Brasil (por telefone) nas 90 cidades entre 20 e 23 de junho: no confronto direto Bolsonaro tem 42,55% e Lula 40,35%. Na rejeição Lula tem 24,10 e Bolsonaro 20,30%. Com outros nomes: Bolsonaro 29,50% – Lula 27,25% – Datena 7,10% – Ciro 3,80% – Dória 3,20% – Mandetta 2,35% – Amoedo 2,00% – Moro 1,65% – Boulos 1,40% – Temer 1,20 – Marina 0,50%. Não sabem ou não responderam 17,10.

CONCLUSÕES: O ex-governador Alckmin é forte, sem rejeição, apesar da cúpula tucana boicotá-lo no PSDB. Na disputa para o Planalto há empate técnico entre Bolsonaro e Lula. Ruins os desempenhos de Dória (3,20%) em seu quintal e de Ciro Gomes (3,20%), o que comprova a inviabilidade da 3ª. via.  São Paulo reflete no Brasil inteiro. Isso conta muito.

NA INTERNET:  Após dias e dias de buscas os policiais encontraram nas matas de Goiás: 2 lobisomens, 1 saci Pererê, 3 mulas sem cabeça, 2 caiporas, 1 curupira, 1 índio barbudo, 3 chupacabras, João e Maria, 1 chester vivo, 2 entrevistadores do Ibope, 1 nota de 200 Reais, a segunda Libertadores do Corinthians, o Mundial do Palmeiras, o dedo do Lula, o pica-pau – menos o Lázaro.

É MEU PAIS… Brasília, ainda distante do Brasil. A tal Reforma Administrativa irá realmente diminuir os gastos com a máquina pública? Mas os funcionários concursados perderão espaço para os leigos comissionados ‘amigos do rei’ – que não conhecem do assunto para um bom desempenho.  Piui… piui!  Vem aí um novo trem da alegria!

PARA PENSAR:  Vamos reaprender, recriar, rever hábitos, valores e projetos? Esse isolamento social tem cara de ‘retiro’ para questionar o ontem, o hoje e o amanhã (até quando?). Vale buscar o velho ditado; “o homem não teme o que vê, mas o que ele não vê”.  Recorro ao filósofo Mario Cortella: “Confiem em Deus, mas amarrem bem os seus cavalos, porque, de repente, alguma coisa pode vir pela frente.”

ARREMATE; Difícil lembrar de quantos parentes, amigos e conhecidos perdemos na pandemia. Talvez os dedos das mãos sejam insuficientes para contabilizá-los. Todo dia uma notícia aflitiva que nos faz sofrer por antecipação. Pegando carona no título da canção ‘TUDO MUDOU’– é preciso se conscientizar da nova realidade.  Se ao final continuarmos vivos, estaremos no lucro.


PILULAS DE JUSCELINO KUBITSCHEK

O otimista pode até errar, mas o pessimista já começa errando.

Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro.

Um governo forte se faz perdoando.

Sou conciliador por natureza.

Sereis tanto mais influentes quanto mais fordes corretos e justos.

Não consigo guardar ódios em meu coração.

O perdão é a marca da grandeza, sobretudo quando se tem em vista um objetivo mais alto.

Não aceito o julgamento dos que agora me julgam; só aceito o julgamento do povo, pois só nele reconheço o juiz de minhas ações.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também