Abril bate recorde de chuvas em Campo Grande

Volume acumulado já supera 190 mm, tornando este o abril mais chuvoso desde 2017. O esperado do mês era de 105,2mm.

Campo Grande registrou um volume de chuva acumulado de 192,3 mm até o dia 24 de abril de 2025, ultrapassando em quase 83% a média histórica para o mês, que é de 105,2 mm. Este é o abril mais chuvoso na capital sul-mato-grossense desde 2017, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho. ​

Na região central da cidade, o acumulado foi de 174,4 mm, enquanto bairros como Jardim Aeroporto, Jardim Imá e Panamá registraram até 218,8 mm de precipitação.​

A previsão para os próximos dias indica continuidade das chuvas, com possibilidade de volumes superiores a 50 mm em 24 horas, especialmente entre a noite de quinta-feira (24) e sexta-feira (25), e novamente entre domingo (27) e segunda-feira (28). ​

Este cenário é resultado de uma combinação de fatores meteorológicos, incluindo o transporte intenso de umidade, uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e Paraguai, um cavado em médios níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral da região Sul do Brasil.​

Devido às chuvas já registradas e à continuidade da instabilidade, há risco de alagamentos em algumas regiões de Campo Grande.​

Chuva intensa causa desmoronamento nas margens do Córrego Segredo em Campo Grande
Parede de concreto cede na Avenida Ernesto Geisel

(Fotos: Juliano Almeida)

A forte chuva que atingiu Campo Grande na noite desta quinta-feira (24) provocou o desmoronamento de parte da parede de concreto do Córrego Segredo, no cruzamento da Avenida Ernesto Geisel com a Rua Marechal Rondon, na região central da cidade. Apesar dos danos, o tráfego no local não precisou ser interrompido.

Equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foram acionadas e rapidamente sinalizaram a área com fitas de isolamento e cavaletes. Técnicos da Prefeitura também monitoram o trecho para avaliar os riscos e planejar as intervenções necessárias.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, mais de 25 equipes da Prefeitura foram mobilizadas para atender diversas ocorrências relacionadas às chuvas em diferentes pontos da Capital.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Enéas José de Carvalho Netto, destacou que as ações continuarão de forma ininterrupta durante a madrugada e o dia seguinte. “Já nas primeiras horas desta sexta-feira, nossas equipes irão mapear todas as ocorrências para que possam ser atendidas conforme a gravidade de cada caso. Nenhuma será deixada de lado”, assegurou.

Com acumulados de chuva que já ultrapassam o dobro da média histórica para abril, Campo Grande enfrenta um dos meses mais chuvosos dos últimos anos, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também