Ação da UFMS é selecionada em iniciativa da Itaipu Binacional

O projeto objetiva promover a prática de atividade física – o plogging – em ambientes naturais de Mato Grosso do Sul

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), se uniu a uma iniciativa promovida pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, integrando um dos 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental. A ação visa unir esforços de governos, universidades, organizações da sociedade civil e empresas, com o objetivo de construir um futuro mais sustentável para 434 municípios do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que pretende fortalecer a participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, incluindo as mudanças climáticas. Os núcleos funcionarão como espaços de diálogo e colaboração, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

De acordo com Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, coordenadora e professora da Faculdade de Educação da UFMS, o projeto também promoverá a prática de uma atividade física inovadora chamada plogging, que combina caminhada e a coleta de resíduos em ambientes naturais. “O plogging é uma junção da palavra sueca ‘plogga’ (pegar) com a palavra inglesa ‘jogging’ (correr). Essa atividade pode ser realizada não só por corredores, mas também por qualquer pessoa que deseje caminhar, andar de bicicleta ou até remar enquanto coleta lixo”, explica Edineia.

As atividades de plogging ocorrerão aos sábados ou domingos, com horários a serem definidos pela equipe local. Em colaboração com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, a UFMS realizará um mapeamento de áreas naturais e praças que sirvam como locais adequados para as caminhadas e coleta de lixo. Os participantes usarão luvas, sacolas plásticas biodegradáveis e vestimentas apropriadas para garantir a segurança durante a atividade. A coleta de resíduos contará com um local designado para descarte.

A iniciativa da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec também lança um programa de extensão universitária com foco em sustentabilidade, visando o cumprimento dos “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo é engajar estudantes da UFMS na busca de soluções para os desafios socioambientais atuais.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também