Distribuição foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente de Batayporã
A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente (Sademat) de Batayporã realizou ação de distribuição de mudas neste sábado (10), na Feira Municipal. Cerca de 150 exemplares nativos foram distribuídos à população.
Logo pela manhã, foram ofertados pequenos pés de brinco de índio, buquê de noiva, jamelão, manga, oiti, guarda-chuvinha, romã, melissa branca e jacarandá mimoso.
Conforme informou o titular da pasta, Renan Bom, a ação integra as atividades de promoção da sustentabilidade.
“O mais interessante é que essas mudas são oriundas do nosso Viveiro Municipal. Todas elas são adequadas para o plantio em área urbana e esperamos que sejam bem cuidadas”, analisou o gestor.
A iniciativa contou com a participação de servidores da secretaria e apoio técnico do Departamento de Meio Ambiente, que auxiliou na organização e orientação ao público com informações básicas sobre o plantio e os cuidados necessários para cada espécie.
A distribuição visou estimular o cultivo de árvores nativas e frutíferas como forma de ampliar a arborização urbana e promover a conscientização ambiental junto à população. “Queremos incentivar as pessoas a plantarem e cuidarem das árvores, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, da paisagem e da biodiversidade local”, acrescentou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Dinho Car.
Viveiro Municipal
O Viveiro Municipal de Batayporã, localizado na Rua Antônio Nunes da Costa, é um espaço dedicado à produção e distribuição de mudas de árvores nativas e ornamentais. Após um processo de revitalização, o viveiro passou a disponibilizar mais de 860 mudas de diversas espécies, atendendo tanto a projetos da prefeitura quanto a solicitações da comunidade.
Para facilitar o acesso da população, foi criado um instrumento que permite doações individuais de mudas. Os interessados podem obter informações presencialmente.