Amor ou sexo: o que é mais importante? 7 pistas para a resposta definitiva!

O que une mais um casal, o amor ou o sexo? Com certeza você já se fez essa pergunta alguma vez na vida. Por isso, listamos sete pistas que podem te ajudar a encontrar a resposta definitiva!

Quando um relacionamento começa é aquela explosão de sentimentos. Paixão por todos os lados, beijos de tirar o fôlego e a eterna lua de mel. Com o passar do tempo, a relação amadurece, o amor cresce e o sexo? Ah, o sexo também tem outro ritmo. Mas afinal de contas, o que une mais um casal: o amor ou o sexo? Com certeza, você já se fez essa pergunta alguma vez na vida. Por isso listamos sete pistas que podem-te ajudar a responder!

Índice de conteúdo

1. Casais que não têm sexo PERDEM a intimidade

Casais com muita intimidade, mas nada de paixão, acabam tornando-se amigos. Por outro lado, quando há muita química sexual, mas zero amizade, os casais são considerados apenas amantes pelos especialistas em comportamento. Segundo eles, o sexo é usado como ferramenta pacificadora nos momentos de crise. Mas se não existe nenhum tipo de conexão, o casal acaba se separando. Por isso, atenção especial à intimidade, ela tem que acontecer na dose certa!

Existem mais coisas além do amor e do sexo que influem na felicidade do casal. 

2. A atividade sexual FORTALECE o amor

Estudos recentes comprovaram que, durante o orgasmo, o neurotransmissor oxitocina é liberado em certas partes do cérebro. Essa substância é um dos principais ingredientes para que os seres humanos desenvolvam amor, confiança, laços e tenham menos medo. Portanto, quanto mais atividade sexual, mais amor.

3. É impossível DISFARÇAR sentimentos na cama

Entre quatro paredes, homens e mulheres se comportam como realmente são. Sem nenhuma roupa é difícil esconder qualquer tensão que trazemos. É um momento de absoluta entrega, por isso, uma relação sexual não é apenas uma troca de fluidos, é comunicação também! Portanto, casais que não se comunicam bem no dia a dia, dificilmente terão uma boa sintonia sexual.

4. Amor não é SACRIFÍCIO!

O amor não justifica tudo, nem se alimenta apenas de ar. Não existe um modelo predeterminado que todos temos que copiar. Quando se trata de relacionamento amoroso, o casal tem que estar em permanente estado de negociação – não de conflito – para buscar o bem comum. Isso significa substituir palavras como “culpa” e “sacrifício”, por outras, como responsabilidade para dar tudo certo entre vocês!

5. LIBERDADE para amar!

Casais que mantém hábitos de independência e liberdade são mais propensos a criar um ambiente favorável para o cupido trabalhar em paz! Sem isso, a relação se torna opressiva. Lembre-se de que pode ser ótimo ter alguém que cuide de você e facilite a sua vida, mas isso significa dar mais poder a essa pessoa sobre você e essa é uma combinação perigosa. Deixe seu amor ter seu próprio espaço e permita-se também preservar a sua individualidade tanto na relação, como fora dela.

6. Atração SEXUAL não é a mesma coisa que AMOR!

Em um casamento sólido, existem épocas em que os casais têm mais sexo que outras. As épocas de pouco sexo, não querem dizer que vocês estão se distanciando ou que a relação perdeu intensidade. Se vocês se amam realmente, devem entender que por motivos alheios – muito trabalho, stress, cansaço – a atividade sexual pode ser menor da que um dos dois desejaria. Como se compensa? Com muita intimidade: filmes abraçadinhos no sofá, banhos juntos e muitos beijos! É preciso respeitar os tempos naturais e saber que a relação pode passar por momentos de zero sexo, mas que o amor vai estar ali sempre, apesar de tudo!

7. O AMOR e o SEXO vêm juntos e são TEMPERO um do outro!

Sexo sem amor é como comida sem tempero, mata a fome, mas não tem comparação com o prazer de comer uma comidinha temperada. Portanto, numa relação sólida, tanto o amor, como o sexo, são importantíssimos, já que um se alimenta do outro. O amor sem sexo é amizade e o sexo sem amor é pura mecânicaAs duas coisas são importantes e quando estão em harmonia são uma combinação explosiva de felicidade! Então você já sabe: se ama alguém, não deixe que esse amor perca força por falta de sexo. E se você tem um sexo excelente com alguém por quem não sente essa conexão única chamada amor, pense duas vezes antes de casar ou de ter uma relação mais séria com essa pessoa.

10 Regrinhas para a convivência do casal! E muito amor acima de tudo

Depois do “sim”, a construção de uma vida como casal tem seus desafios. A rotina e algumas diferenças podem colocar em risco a relação, por isso preparamos algumas dicas para ter em mente. Aprender com as dificuldades faz parte do casamento!

Renata Almeida

Renata Almeida

Atualizado em 19 de Março de 2024

15

Casal apaixonado
Casal apaixonadoDOIS CORAÇÕES FOTOGRAFIA

Antes de tudo, saibam que um casamento perfeito não existe, assim como não existe um manual de como deve ser a vida de casal! Às vezes a vida impõe situações em que os sentimentos e as emoções se misturam, e o que era simples torna-se complicado. A relação de um casal sempre terá altos e baixos, isso é absolutamente normal. O que importa é que tentem estar em sintonia para entender o seu par nos momentos em que tudo parece ser mais difícil. Tenham em mente esses 10 itens que listamos, são dicas de ouro para lidar de forma saudável com os desafios do cotidiano como casal!

1. Dedicação sempre

Casais no início do casamento tendem a acreditar que depois do “sim” tudo será um conto de fadas. A vida de casal nesse início é maravilhosa, mas é preciso ter os pés no chão e, claro: estar presente! Para qualquer casamento “dar certo” é preciso entender que haverá dias bons e dias ruins, e que o principal ingrediente de uma vida de casados(as) de sucesso é a dedicação. O cotidiano precisa ser vivido com amor, então não se dediquem ao seu par apenas nas ocasiões especiais. Demonstrem todos os dias que você quer ser parte desse relacionamento. Que a pessoa que tem ao lado é importante, mesmo nos momentos de mais stress.

Quer dar uma lembrancinha para o seu amor?

2. Aceitem as diferenças

Saber valorizar as diferenças é algo difícil, mas especialistas afirmam que ninguém consegue mudar muito rapidamente. Nessas horas, ceder um pouco com as próprias opiniões e aceitar as diferenças do seu parceiro ou parceira pode ser o primeiro passo para obter mais harmonia na relação. Saber ouvir ajuda o casal a compreender as necessidades do outro, principalmente durante as discussões. Compreendendo melhor seu amor, a relação de casal evolui. Usem as diferenças como algo produtivo, elas podem ser o que você precisa! Mas, lembrem-se: aceitar as diferenças não significa se anular. Conversem, exaltem as semelhanças e entrem em acordo sobre as diferenças.

3. Respeitem a individualidade do outro

Sim, vocês são um casal, mas antes disso são indivíduos. A individualidade não precisa morrer depois do “sim”. Um casal saudável continua a praticar os seus hobbies e suas atividades individuais. O espaço de cada um deve permanecer sagrado, e entender que o outro precisa desse espaço é fundamental. 

5. Pratiquem a tolerância

Uma reação precipitada pode transformar algo simples em uma avalanche. Por isso, evitem tirar conclusões de imediato ou dar vazão às reações mais agressivas. Controlar a forma que vocês reagem diante de um problema ou uma discordância é ingrediente fundamental para não desgastar a relação. A impaciência é o motor para as brigas e conflitos, então respirem fundo e escutem primeiro.

4. Namorados para sempre

Não deixem o romance morrer! Não é porque vocês estão casados(as) que não precisam conquistar um ao outro. Uma música, um visual mais caprichado, aquele abraço cheio de emoção sem motivo nenhum… Sejam namorados e namoradas para sempre! Não percam nunca aquele friozinho na barriga ao ver o outro, e isso se consegue com o primeiro item: dedicação! E tenham autoconfiança para acreditar que vocês são a alma gêmea da pessoa ao lado, suficientes e amados(as).

6. Mas, e o sexo?

Se buscam “internet afora” as dicas para o casamento dar certo, é provável encontrarem muitas sobre esse tema: o sexo no casamento. Não existe regra aqui! Seja qual for o seu estilo, o fundamental é que cultivem o desejo na cama e fora dela. O fogo do comecinho pode não durar a vida toda, mas um convívio gostoso é meio caminho para manter o interesse sexual aceso. Se a relação do casal está equilibrada, o desejo permanecerá, acreditem. E, claro, sejam criativos! Vale preparar pequenas surpresas, um café na cama, um champanhe no meio da semana, um presentinho fora das datas festivas. Ninguém resiste a um bom mimo e muito carinho!

7. Confiança é a chave

Ela é o ingrediente principal para qualquer relação. Por isso, se o ciúme começar a invadir a sua mente, busque ajuda ou fale diretamente com o seu par. De onde vem a sua insegurança? Por que a confiança está sendo deixada de lado? O bom e velho diálogo ajudará nos momentos em que o ciúme for inevitável. Se existir essa conversa franca, existirá liberdade individual, e a confiança reinará.

8. Não se comparem: cada casal é um casal

Cada casal é um universo. Alguns são mais engraçados, outros mais românticos, alguns cozinham a dois, outros adoram cinema e aí por diante! Encontre encanto no que vocês compartilham, sem pensar no que outros casais estejam vivendo. Em tempos de redes sociais com expectativas inalcançáveis, é comum surgir frustrações. Mas o remédio para isso é sempre olhar para a alegria que o seu casamento te traz. Protejam esse laço que os mantêm unidos(as) e felizes. 

9. Organização financeira

O dinheiro pode ser o causador de alguns conflitos. Não importa quem ganha mais ou menos, é preciso definir como irão pagar as contas, de forma justa e de comum acordo. Saibam que a “infidelidade financeira” é um conceito real e um dos problemas mais comuns entre os casais. Não escondam gastos ou insatisfações com a conta bancária. Nessas horas a conversa honesta e sem rodeios é primordial.

10. “Detalhes tão pequenos de nós dois”

Tentem sempre tirar um dia para rever fotos antigas, vídeos, e relembrar momentos já vividos. Reviver a história e conversar sobre as coisas boas que viveram é um estímulo para imaginarem o quanto ainda têm pela frente! Recordar é saber que sempre podem viver momentos especiais um com o outro.

Casal apaixonado na praia
Casal apaixonado na praiaCAFÉ COM LEITE FOTOGRAFIA

Lembrem-se de que o casamento não é a sua única fonte de felicidade, mas deve estar sempre entre elas. Não existem fórmulas milagrosas ou regras do casamento que sejam infalíveis, mas é possível trabalhar diariamente para que a relação esteja saudável. Vivam essa história de amor com o coração aberto e sejam sempre sinceros com o outro.

14 promessas de amor para que seu casamento dure para sempre

Um casamento já é uma promessa em si: a de amar um ao outro até que a morte os separe. Na realidade, seu casamento é baseado em muitas outras promessas. Descubra as 14 principais que vocês devem cumprir.

Mélanie Ruiz

Mélanie Ruiz

Atualizado em 14 de Fevereiro de 2024

1

promessa amor
promessa amorCELEIRO QUINTAL

Um relacionamento promete durar para sempre quando ambas as partes estão dispostas a dar seus corações e almas um pelo outro. Se a paixão dos primeiros meses pode se esgotar rapidamente, existem, no entanto, mil e uma maneiras de manter a chama acesa. Entre elas, estas 14 promessas para cumprir.

1. Prometo te conquistar todos os dias:

O amor e a paixão que caracterizam seu relacionamento são como incêndio: você deve mantê-los para não perderem o fôlego. Não diga a si que, depois de alguns anos, você não precisará mais provar à sua metade que merece. Deve ser uma conquista perpétua.

2. Prometo confiar em você e fazer de tudo para me tornar confiável:

Um dos cimentos do casal — sim, existem vários — é ​​a confiança. Sem isso, é muito provável que você tenha um relacionamento tóxico. Essa confiança não deve ser vista como uma obrigação, mas como um desejo de ambos.

3. Prometo te emocionar todos os dias:

Cada momento que pontua sua vida de casal deve ser especial, você não deve esquecer a magia ou a emoção que ambos tanto seduziram sob o pretexto de que o tempo passa e que, a paixão inevitavelmente desmorona. A rotina é provavelmente a primeira causa de ruptura.

4. Prometo cuidar de você:

Confiar, desejar e proteger. Estes são os três pilares de uma relação que promete sobreviver às décadas. Você mesmo deve estar ciente disso. Saber que alguém está cuidando de nós é tão bom!

5. Prometo deixar o passado para trás e aproveitar o momento presente com você:

Não importa o que você viveu há 10 anos, hoje vocês estão juntos e apaixonados. É isso que você deve lembrar e fazer seu parceiro entender.

6. Prometo trazer café da manhã na cama depois de uma semana difícil de trabalho:

Almoço ou outra coisa: a ideia é mimar a sua metade, mostrar a ela que o bem-estar dela é importante para você. Cada manhã deve ser diferente, um verdadeiro concentrado de amor.

7. Eu prometo a você que ninguém será capaz de se colocar entre nós dois:

No relacionamento, ninguém além de vocês podem julgá-lo. Portanto, ninguém pode interferir nele para semear discórdia. Não, vocês serão mais fortes do que isso.

8. Prometo não te julgar:

Mais uma vez, é realmente sobre confiança. Certifique-se de que seu companheiro tome as decisões certas, não duvide dele, pelo menos não constantemente. Você o escolheu como ele é, não tente o mudar ou o fazer duvidar sobre as suas próprias escolhas.

9. Eu te prometo fidelidade:

Existe realmente uma necessidade de cavar este ponto? Não.

10. Prometo lutar para que nosso amor dure:

A rotina não deve diluir sua paixão e, para evitar qualquer desgaste, você deve ser a primeira pessoa a acreditar nela. O resto seguirá. Além da rotina, existem os caprichos da vida e eles também não podem enfraquecer sua dupla sólida!

11. Prometo perdoar seus erros:

Saber perdoar e renunciar a um rancor inoportuno é sinônimo de maturidade. Porém, não se limite ao papel do peru da piada, saiba colocar as coisas em perspectiva e tente entender por que seu cônjuge cometeu um erro. Ou muitos.

12. Eu prometo a você respeito inabalável:

A promessa de respeitar seu companheiro todos os dias do ano não é opcional: você deve respeitar aquele com quem vai compartilhar sua vida. Isso é válido mesmo que seus pontos de vista sejam diferentes…

13. Prometo ouvi-lo e ajudá-lo, não importa quando:

Serei a pessoa a quem você poderá confiar seus segredos, suas tristezas e suas alegrias, que poderá vir em seu socorro se precisar… Aqui está uma promessa que vale ouro. Continuamos dizendo a você que a comunicação é geralmente a chave.

14. Prometo estar presente o tempo todo:

Saber que sua outra metade estará sempre ao seu lado é tão reconfortante quanto agradável. Seu homem pensa provavelmente o mesmo. Quer sejam 14h ou 2h, seja um sábado à noite ou uma segunda-feira de manhã, você saberá como estar disponível mesmo na distância.

Nem todos os relacionamentos são idílicos, mas se você e seu parceiro estão cientes de que, para um relacionamento durar, vocês devem firmar um pacto, então terão a chance de ficar juntos por muitos anos. Com essas 14 promessas cumpridas, o casamento terá muito tempo pela frente.

CONSELHOS PARA A VIDA EM CASAL

Ele é a pessoa certa? Aqui estão 36 perguntas que te ajudarão a entender

Essa série de perguntas é útil para aumentar a confiança e a intimidade entre pessoas desconhecidas e, talvez, para fazer um novo amor florescer!

Gabriela Albertoni

Gabriela Albertoni

Atualizado em 14 de Fevereiro de 2024

pergunta saber se pessoa te ama
pergunta saber se pessoa te amaLÉO MAIA FOTOGRAFIA

Há mais de 20 anos, o psicólogo Arthur Aron foi bem-sucedido ao fazer com que dois estranhos se apaixonassem no seu laboratório. Aron, em conjunto com outros autores, criaram 36 perguntas para se apaixonar.  

Sentados frente a frente, duas pessoas foram convidadas a responder às questões, revelando assim detalhes íntimos e pessoais. Seis meses depois da primeira experiência, os dois participantes se casaram e convidaram o laboratório inteiro para a cerimônia.

36 perguntas que te ajudarão a entender se você está com a pessoa certa!

Impressionante não? Confira também a linguagem do amor: tipos de beijos e seus significados

Recentemente, Mandy Len Catron, uma professora da Universidade de British Columbia, no Canadá, resolveu testar novamente o método de 36 perguntas de Arthur Aron. O relato da experiência foi publicado no New York Times: “To Fall in Love With Anyone, Do This”, viralizando o estudo. Em um episódio de The Big Bang Theory, Sheldon e Penny também gostaram de fazer o mesmo teste: embora não se apaixonassem, alcançaram um nível incrível de intimidade.

As 36 perguntas para se apaixonar são divididas em três partes de 15 minutos cada. Devem ser respondidas com sinceridade, lidas uma por vez e respondidas por ambos os participantes. Após terem respondido TODAS as 36 perguntas, vocês devem ficar por 4 minutos se olhando fixamente sem dizer nenhuma palavra.

As perguntas são as seguintes:

Parte I

  1. Se você pudesse escolher qualquer pessoa no mundo, quem convidaria para jantar?
  2. Você gostaria de ser famoso? Como?
  3. Antes de fazer uma ligação, você prepara o que dizer? Por quê?
  4. Como você acha que é o dia perfeito?
  5. Quando você cantou sozinho da última vez? E para outra pessoa?
  6. Se você pudesse viver até 90 anos e ter o corpo e a mente de uma pessoa de trinta anos, como você passaria os últimos 60 anos de sua vida?
  7. Você tem um sentimento de como vai morrer?
  8. Diga três coisas que acredita ter em comum com seu parceiro.
  9. Por qual aspecto da sua vida você se sente mais agradecido?
  10. Se você pudesse mudar algo em sua educação, o que mudaria?
  11. Reserve quatro minutos para contar ao seu parceiro a história de sua vida com o máximo de detalhes possível.
  12. Se você pudesse ter uma nova habilidade, qual seria?

Parte II

  1. Se uma bola de cristal puder lhe contar a verdade sobre você, sua vida, seu futuro ou qualquer outra coisa, o que você gostaria de saber?
  2. Há algo que você gostaria de fazer há muito tempo? Por que você não fez isso ainda?
  3. Qual a maior satisfação que você teve em sua vida?
  4. Qual a qualidade que você mais valoriza em um amigo?
  5. Qual é a sua memória mais preciosa?
  6. Qual é a sua memória mais dolorosa?
  7. Se você soubesse que vai morrer dentro de um ano, mudaria alguma coisa em sua vida? Por quê?
  8. O que amizade significa para você?
  9. Qual a importância do amor e carinho em sua vida?
  10. Liste cinco características positivas do seu parceiro.
  11. Sua família é carinhosa? Você acha que sua infância foi mais feliz do que a de muitas outras?
  12. Como é o relacionamento com sua mãe?
Disney love disney kiss wedding GIF

Parte III

  1. Componha três frases usando o pronome “nós”.
  2. Complete esta frase: “Talvez eu tivesse alguém para compartilhar…”.
  3. Se você puder se tornar um amigo íntimo do seu parceiro, compartilhe algo secreto e realmente importante com ele.
  4. Diga ao seu parceiro o que você mais gostou dele quando o conheceu.
  5. Conte um momento embaraçoso da sua vida.
  6. Quando foi a última vez que você chorou na frente de alguém? E sozinho?
  7. Diga ao seu parceiro o que você mais gosta nele.
  8. Quais são os assuntos com os quais você não faz piada?
  9. Se morresse hoje, o que você lamentaria não ter contado a alguém? Por que você nunca disse a ele?
  10. Sua casa pega fogo com todos os seus pertences. Depois de salvar seus entes queridos e seus animais, você tem tempo para fazer um último resgate e salvar um único objeto. Qual você escolheria? Por quê?
  11. De todas as pessoas que compõem sua família, que morte seria mais dolorosa para você? Por quê?
  12. Compartilhe um problema pessoal e peça ao seu interlocutor para lhe dizer como ele agiria em seu lugar para resolvê-lo.
 reactions high five how i met your mother himym lily GIF

O estudo chegou à  conclusão de que o amor não é esse sentimento que arrebata a gente inesperadamente. Segundo Arthur Aron, não nos apaixonamos por acaso. Para ele, o amor é uma ação: nos apaixonamos porque decidimos.

Deseja experimentar? Você tem medo de como isso pode acabar? Vamos, vamos! Se você pode se apaixonar hoje, por que esperar?

Quer ir mais fundo na sua relação? Confira o artigo “Qual é o motor da sua relação: a cumplicidade, o sexo ou a amizade?”

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também