Um vídeo postado nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (28) pelo advogado Leandro Mendes Augusto, viralizou nas redes sociais e nos grupos de WhastsApp.
As imagens constrangeram a atual diretoria da Caixa a atualizar o canal “Transparência”, onde estava publicado um único demonstrativo financeiro, ainda do ano de 2022.
Candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados pela chapa “Renovação: OAB de Todos”, de oposição, Leandro Mendes teve que recorrer às redes sociais para cobrar da diretoria da Caixa resposta a pedido de informações sobre as contas da entidade feito no dia 14 de outubro.
No documento, o advogado destacou que os arquivos disponíveis “trazem informações genéricas como ‘salários e ordenados’, ‘despesas gerais’, ‘despesas financeiras’, entre outras, não sendo possível verificar, pontualmente, as despesas e receitas, sobretudo quanto aos gatos com pessoal, eventos, assistência e despesas diversas”.
“Muito me preocupa a falta de transparência da nossa Caixa de Assistência, e ao consultar o site em busca de informações sobre suas contas, descobrimos que o último demonstrativo financeiro é do ano de 2022, ou seja, há mais dois anos não temos acesso a esses dados”, disse Leandro Mendes.
Atualização imediata
Algumas horas depois, diversos arquivos mensais de demonstrativos financeiros foram postados pela CAAMS no canal Transparência do site.
O que chama a atenção é o fato de que até demonstrativo financeiro do ano de 2016 foi postado, o que significa que a não prestação de contas por meio do site não acontece há pelo menos 8 anos.
Mesmo assim, ainda não foram postados os demonstrativos financeiros do 3º trimestre de 2022, do ano de 2023 e dos três trimestres de 2024.
Uma das propostas da chapa “Renovação: OAB de Todos”, que tem Lucas Rosa como candidato a presidente, é dar transparência total às contas da Ordem e da Caixa, inclusive com a publicação mensal dos demonstrativos financeiros.