Brasil tem mais meio milhão de novos casos da covid-19 em apenas uma semana

Total de mortes em sete dias ultrapassou 14,5 mil; números se aproximam dos piores registros da pandemia no país
An indigenous activist holds a "genocidal prize" to President Jair Bolsonaro during a protest by opposition parties and social movements against his handling of the COVID-19 pandemic in Brasilia, on June 19, 2021. - Far-right President Jair Bolsonaro has been facing criticism for his management of the pandemic, including initially refusing offers of vaccines, as epidemiologists warn Brazil may now be on the brink of a third wave of Covid-19. (Photo by Sergio Lima / AFP)

Na mesma semana em que alcançou a marca de meio milhão de mortos por covid, o Brasil também registrou 508.903 novos pacientes com a doença. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e foram divulgados neste sábado (19). É o terceiro pior resultado para um intervalo de sete dias, desde que o coronavírus chegou ao Brasil.

Em três ocasiões no mês de março, o número de contaminados passou a marca de meio milhão. O período foi, até agora, o pior enfrentado pelo Brasil ao longo da pandemia. Com os dados da última semana, completa-se um mês de aumentos semanais consecutivos no ritmo da propagação.

A velocidade de crescimento dos óbitos também está mais acelerada e vem aumentando seguidamente há três semanas. Entre domingo (13) e sábado (19), foram registrados 14.528 casos fatais da covid-19. 

Somente neste sábado (19) foram relatadas 2.301 mortes. O total de vidas perdidas ao longo da pandemia é de 500.800. Nas últimas 24 horas, foram confirmadas 82.288 novos infectados e mais de 17,8 milhões de pessoas já foram contaminadas em território nacional.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também