Campeões nas urnas: meteóricos e sem herdeiros!

(Foto: Reprodução/Instagram)

DÓRIA DANÇOU!   As prévias do PSDB serão no dia 21 de novembro e os critérios defendidos pelo governador paulista rejeitados. Ele queria que o peso dos filiados sem mandato tivesse valor de 50%, pois São Paulo detém maior número de eleitores. Foi decidido: o colégio eleitoral tucano será dividido em 4 grupos iguais, cada um com peso de valor de 25%.

O COLÉGIO definido: Bloco 1: filiados – bloco 2: prefeitos e vices – bloco 3: vereadores, deputados estaduais e distritais – bloco 4: governadores, vices, senadores, deputados federais, presidentes e ex-presidentes da Executiva. Mas o PSDB pode abrir mão da cabeça de chapa presidencial para um candidato do centro com mais chances. O PSDB e suas dubiedades.   

DECOLA?  As pesquisas mostram as pálidas chances da 3ª. via.  João Amoedo, Ciro Gomes, Mandetta e João Dória não conversam entre si favorecendo Bolsonaro e Lula. Há 1/3 do eleitorado que rejeita ambos e que decidirá quem é quem no 2º turno. Covid, economia, apoio de caciques políticos e auxílio emergencial são fatores que não podem ser desprezados.   

ENTENDE?   Lula é forte, mas seu maior desafio é vencer o antipetismo. Como reverter a predisposição do eleitor de não aceitar Lula e Bolsonaro? Será que PT dos anos 80 – de sindicatos de bancários & metalúrgicos teria identidade com o universo atual de gente vivendo por conta, sem carteira e fora do corporativismo do serviço público? Pelas pesquisas é 1/3 do eleitorado. É o xis da questão.

LEI DA IMPROBIDADE:  Passaporte para a impunidade? Matéria delicada onde a culpabilidade do agente público dependerá da prova de sua má fé, podendo inclusive penalizar o Ministério Público que fez a denúncia improcedente. A nova lei beneficiará sobretudo os gestores municipais que praticam irregularidades – mais por falta de conhecimento do que por má intenção. Será mesmo?  

O ASSUNTO divide políticos, juristas e opinião pública. A lei atual vigora há 29 anos e penaliza culpados e inocentes pela rigidez que não diferencia a má fé da ignorância.  Há casos de ex- prefeitos, após anos, responderem por processos e obrigados a devolverem valores consideráveis corrigidos. Hoje, pessoas de bem fogem da política com medo dos problemas na justiça.  

UMA FESTA!  Com o fim do Big Brother a CPI do Covid é a nova atração na mídia. Esqueçam os escândalos dele. Afinal, “inimigo de meu inimigo é meu amigo”. O senador Renan Calheiros, de execrado pela esquerda, agora reina absoluto debaixo dos holofotes. É a figura emblemática da desesperança da melhora da política.

‘LOCKDOWN’:   Eleita a palavra de 2020, ela atemoriza a humanidade. Brasil vive hoje esse drama que tem provocado discussões em todos os níveis de governo. A mídia tem mostrado a situação hospitalar e suas consequências doloridas e mortais que atingem a todos, independentemente de nível social. Preocupante! Tempos difíceis.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também