Campo Grande está entre as melhores cidades para se viver do Brasil

Silas Ismael

Como uma das capitais mais atrativas para se morar no Brasil, Campo Grande (MS) se destaca por inúmeros motivos. Desde o incentivo para tornar a cidade mais verde até o investimento em inovação e tecnologia, morar em Campo Grande é ter a certeza de viver em uma cidade completa.

Os estudiosos consideram cinco áreas essenciais para a qualidade de vida da população: saúde, educação, saneamento, segurança e sustentabilidade.

Além disso, a capital sul-mato-grossense também se destaca na geração de empregos e incentivo à formação de novos empreendedores. A seguir, conheça os principais motivos para morar em Campo Grande.

Educação

Desde a gestão do ex-prefeito Levy Dias em 1974 até os dias atuais essa área é bem cuidada pelo município. Levy Dias inovou ao lançar o Projeto SALVE (Saúde, Alimentação e Vestuário) para oferecer assistência médica-dentária e social dos estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.

A taxa de analfabetos em Campo Grande, está abaixo de 4% (uma das menores do Brasil), já o índice de formados ou em formação em curso superior, supera 31% (uma das mais alta do Brasil).

A Reme tem matriculados para o ano de 2024, aproximadamente 110 mil alunos. Além disso, conta com mais de 7,5 mil professores e 12 mil servidores, incluindo administrativos, pessoal da limpeza, merenda e monitor de alunos.

Incentivo ao Empreendedorismo

Oportunizar a criação de novas empresas e a formação de empreendedores está entre os compromissos do Poder Público de Campo Grande. Por esse motivo, a cidade investe em capacitação empresarial e destaca a valorização do empreendedorismo feminino.

Inovação e Tecnologia

Com a recente publicação da Lei que institui a política municipal de desenvolvimento da inovação e tecnologia no ambiente produtivo urbano e rural, Campo Grande dá mais um passo rumo à transformação digital com a implantação do Parque Tecnológico e de Inovação da Capital.

O objetivo do novo parque tecnológico é promover o desenvolvimento de ideias inovadoras, estimular a cooperação entre poder público, universidades e empresas; e gerar emprego e renda.

Capital Verde

Um dos atrativos que faz os moradores se orgulharem é a possibilidade de morar em uma cidade inovadora que não perdeu a essência de promover bem-estar em meio ao verde.

Um exemplo disso é que, a cidade foi reconhecida como uma “Tree City of the World” ou “Cidade Árvore do Mundo”, em tradução livre.

O título é dado pela fundação norte-americana Arbor Day Foundation e a Organização pela Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU), que consideram o investimento em arborização, parques verdes e outras ações que preservam o meio ambiente.

Geração de Empregos

Outro motivo que atrai as pessoas para morar em Campo Grande é a criação de oportunidades de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Campo Grande encerrou o ano de 2023 com novos postos de trabalho.

No segundo trimestre de 2023, Campo Grande registrou a menor taxa de desocupação entre todas as capitais do País, com índice estimado em 3% de índice de desocupação.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este resultado foi alcançado através de ações estratégicas da Prefeitura Municipal, como ações para retomada da economia.

Excelente infraestrutura

Campo Grande é uma cidade que foi fundada por mineiros após uma visita a campos de pastagens e águas cristalinas de dois córregos na região Centro-Oeste. Como a cidade foi planejada, a infraestrutura conta com ruas e avenidas largas, áreas verdes e jardins entre as vias e regiões arborizadas. Estima-se que, para atravessar a cidade, gasta-se apenas 30 minutos, garantindo uma boa economia de tempo nos deslocamentos diários.

A cidade oferece, ainda, todos os recursos que outras capitais do país possuem. O aeroporto, por exemplo, é internacional, recebendo voos de todas as companhias aéreas brasileiras. Além disso, há ótimas malhas de linhas de ônibus, o que torna Campo Grande bastante acessível.

Pontos turísticos de Campo Grande

Os pontos turísticos de Campo Grande são muito variados, capazes de agradar seus moradores que podem se divertir bastante com lazer.

Entre os pontos turísticos mais importantes estão:

  • Bioparque Pantanal;
  • Feirona Central;
  • Parque das Nações Indígenas;
  • Museu de Cultura Dom Bosco;
  • Parque dos Poderes;
  • Museu de Arte Contemporânea (MARCO);
  • City Tour;
  • Mercadão Municipal;
  • Camelódromo;
  • Shoppings;  
  • Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza;
  • entre outros.

O morador vai encontrar vários locais para se divertir e curtir sua cidade. Afinal, para uma boa qualidade de vida, é essencial um lugar agradável que nos proporcione lazer e bem-estar. Viver em Campo Grande é muito bom.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também