Com bom público, Expogrande resgata paixão do campo-grande pela maior feira agropecuária de MS

Reprodução

Com uma média de público superior a 5 mil pessoas por dia, conforme estimativa da Polícia Militar, a 83ª edição da Expogrande, que começou oficialmente na noite da última quinta-feira (13) e prossegue até o dia 23 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), resgatou a paixão do campo-grandense pela maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul.

Realizado pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), o evento, que em razão da pandemia da Covid-19 ficou longe do público sul-mato-grossense por praticamente dois anos, mostrou sua força, movimentando a principal matriz econômica estadual, que é o agronegócio. Na abertura da Expogrande deste ano, o governador Eduardo Riedel ressaltou a força do setor, lembrando que a agropecuária é o elemento propulsor do desenvolvimento regional.

“Estamos passando por uma transformação socioeconômica, com aumento de produção de soja, com a pecuária que continua forte, mas também somos a terra da cana-de-açúcar, a terra da cadeia produtiva florestal. Nossos produtos vão ganhar valor aqui graças à industrialização de Mato Grosso do Sul”, frisou Riedel.

O chefe do Executivo estadual lembrou que Mato Grosso do Sul tem a 2ª menor taxa de desocupação do país e que os investimentos na região do Pantanal vão seguir, levando infraestrutura para ali e dando mais competitividade à produção local.

Uma das novidades para 2023 é a participação do Governo de Mato Grosso do Sul com um estande onde, nesta terça-feira (18), o governador dará expediente durante todo o dia, recebendo entidades representativas e empresários de outros países com interesse em investir e empreender nas potencialidades sul-mato-grossenses.

Denominado como “Gabinete Itinerante”, o espaço também contará com a presença das secretarias estaduais, fundações e autarquias estaduais, e seus respectivos chefes. Fora da esfera dos negócios, o estande terá ainda uma exposição de artesanato regional organizada pela Fundação de Cultura e atividades da Fundesporte para crianças.

“É um momento de retomada e fazemos isso com um governo presente. É daqui da Expogrande que esse governo vai despachar, é daqui que ele vai funcionar essa semana. Estamos trabalhando pensando junto às instituições para criar ações que possam nos dar ainda mais competitividade”, explicou Eduardo Riedel.

Demais autoridades

Também presente à cerimônia de abertura, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes destacou a importância do retorno do evento para a economia da Capital e a programação do Stand PrefCG, que contribui no fomento de conhecimento, networking e economia.

“Estamos apresentando nossa Capital a outros Estados e países, com todo potencial que Campo Grande tem, sempre buscando novas oportunidades de negócios. Quanto mais gente conhecer a capital e suas potencialidades, mais investimentos atraímos para a nossa cidade”, afirmou a prefeita.

Para o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, Mato Grosso do Sul vem criando diversas oportunidades de negócios. “Enfrentamos muitos desafios, variações no preço da arroba e embargo chinês, mas a atuação do Governo de Mato Grosso do Sul nos deu a certeza que temos um governador atuante e que passa segurança para a gente produzir. Fora isso, o agronegócio é cheio de vitórias, uma delas é caminhar para ser carbono neutro”, ressaltou.

Ele ressaltou os reforços para o retorno do evento e a relevância do estande da prefeitura neste contexto. “Foram 126 dias trabalhando na retomada do evento. Quero frisar a importância do conhecimento em todas as áreas, sendo este lugar um celeiro com mais de 30 palestras nos próximos dias, um espaço para fortalecer parcerias e impulsionar negócios. Essa é também a intenção da Expogrande e estamos gratos pela participação e o olhar do Executivo Municipal neste sentido. Com essa parceria, delegações de países vizinhos passarão por aqui, sendo uma oportunidade para os criadores realizarem networking e, neste contexto, acreditamos que bons negócios serão fechados ao longo desses dias”, discursou.

Já o presidente Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, agradeceu ao governador pelas ações que dão segurança para a produção no Estado. “Não posso deixar de citar o trabalho da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), em especial no bloqueio da entrada da gripe aviária no país, e a Deleagro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato)”, pontuou.

A senadora Tereza Cristina aproveitou o espaço para destacar a história da pecuária sul-mato-grossense e os nomes que a protagonizaram, apontando Mato Grosso do Sul como um estado que inova. “Rodo pelo país e todo mundo cita o nosso Estado como referência”, disse a parlamentar sul-mato-grossense, falando ainda que o campo é o motor do Brasil.

“Duvido que algum país produza melhor que o Brasil. No máximo, pode produzir igual. Imagina o que seria do mundo se não tivéssemos duas safras aqui. Mato Grosso do Sul, junto com Goiás e Mato Grosso, é o celeiro do mundo. Não há lugar melhor para produzir”, completou a senadora.

A feira

A Expogrande é considerada a 2ª maior feira agropecuária do Brasil e espera receber um público de 100 mil pessoas durante os 11 dias de evento. Além disso, a organização espera que a feira movimente R$ 150 milhões em negócios diversos – são 40 expositores comerciais.

Cerca de 4 mil animais, entre bovinos de elite e corte, equinos, ovinos e animais para reposição devem ficar em exposição na Expogrande 2023, que conta ainda com 12 leilões com linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil e pelo Sicredi.

O evento une agronegócio – com animais, máquinas e insumos expostos e toda atividade ali realizada, entre eles leilões que são realizados desde o dia 10 de abril – à cultura, com os shows de renomados artistas, como Luan Santana, Gusttavo Lima, Almir Sater, César Menotti & Fabiano, Ana Castella, Maiara & Maraísa, entre outros.

Quem apenas deseja visitar a feira, sem ir ao show musical do dia, a entrada cobrada é de R$ 20,00. Também nesta edição haverá o circuito de palestras Showpec, que começou na sexta-feira (14) e vai até o dia 22.

Primeiros shows

Na quinta-feira (13), o primeiro show da Expogrande 2023 foi da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano, que após quatro anos retornou a Campo Grande para mais uma apresentação durante a feira. A dupla, que estourou o sucesso “Leilão” em 2005, apresentou as faixas do novo trabalho intitulado “Os Menotti Ao vivo em BH”, cidade-natal dos irmãos sertanejos e que traz parcerias como a da cantora sul-mato grossense Ana Castella que participa na música “Eu sem você”.

Mesmo debaixo de muita chuva, a apresentação da dupla foi embalada por vários hits como “Não era eu”, “Ciumenta”, “Para de chorar”, entre outros. Na sexta-feira (14) foi a vez das mulheres dominarem o palco da exposição e animarem o público. Ana Castella realizou o seu primeiro show na Capital e a dupla Maiara & Maraisa retornaram à cidade morena pela primeira vez, depois da pandemia.

O público lotou a arena, camarotes e demais áreas vips para cantar os hits sertanejos. E também se inspirou nas artistas para montar os “looks” para a noite. De crianças à idosos, muitas pessoas usavam chapéu de “boiadeira”, roupas brilhosas e botas, marca do estilo das cantoras.

O show de Ana Castella teve homenagens a outros artistas como Jorge & Mateus, Chitãozinho & Xororó e João Bosco & Vinícius. O público ficou encantado com a presença de palco da cantora, que realizou sua primeira apresentação em Campo Grande.

A segunda noite de shows da 83ª Expogrande teve um momento de muita emoção para o público. Maiara & Maraisa homenagearam Marília Mendonça cantando músicas do trio que faziam com a artista, conhecido pelo público como As Patroas.

Além de cantarem sucessos como “Todo Mundo Menos Você” e “Esqueça-me Se For Capaz”, Maraisa também cantou “Nunca”, de autoria de Marília Mendonça, presente no álbum Identidade EP 1, lançado no ano passado pela dupla mato-grossense.

Maiara e Maraisa também declararam sentir saudade da amiga e pediram para o público acender as luzes dos celulares ao cantar “Todo Mundo Menos Você”, em homenagem à Marília Mendonça. Além da homenagem, o show de Maiara e Maraisa teve a participação especial de uma menina de quatro anos de idade e de Gabi Luthai, que cantou “Eu Sei de Cor”, também em homenagem à Marília Mendonça.

No sábado (15), o DJ Alok agitou a noite da Expogrande 2023. Devido à chuva, o setor arena virou um lamaçal, mas isso virou um detalhe para quem saiu de casa bem-disposto a curtir a noite. Teve gente que até desceu do salto e pulou no barro à vontade.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também