De olho na melhoria da infraestrutura das 205 unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande (MS) até o fim de 2024, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) anunciou, nesta semana, a reforma de 189 estabelecimentos escolares, entre escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que ainda não tinham passado por nenhum tipo de revitalização, pois 16 já foram contemplados nesse sentido ao longo dos últimos meses.
Para tanto, a Prefeitura Municipal fará um aporte milionário de R$ 40 milhões, sendo o maior programa de mutirão de reformas já feito nas escolas da Reme de Campo Grande nos últimos anos. “A pandemia da Covid-19 deixou as escolas quase dois anos fechadas e, por isso, a degradação foi muito grande. Por isso, estamos lançando esse projeto trazendo vida para as escolas”, garantiu a prefeita, completando que, junto com as APMs (Associações de Pais e Mestres), a direção de cada unidade escolar vai construir o projeto de reforma.
“Com isso, queremos que os pais se aproximem da vida escolar dos filhos e que se sintam também parte dessa revitalização. Os pais dos alunos estarão dentro da revitalização e cada escola tem sua particularidade. Cada escola precisa de ajuste em alguma área e será feito de acordo com a necessidade”, explica. Queremos que tudo ocorra com a maior agilidade possível”, destacou Adriane Lopes, assegurando que a reforma vai garantir que todas as escolas contemplem a acessibilidade, pois essa situação sempre lhe causou preocupação no passado.
Com relação à execução das revitalizações, a prefeita pontuou a importância de tudo acontecer simultaneamente para uma conclusão mais célere possível. “Não vai terminar uma obra pra começar outra. Diretores vão definir o que é necessidade da sua escola, junto com uma equipe técnica, engenheiros que vão estar dando suporte, fazendo projeto para que a gente possa trazer esse novo tempo para educação”, destacou.
Celebração
Com recursos próprios da educação, o secretário municipal Lucas Henrique Bitencourt afirmou que as reformas vão trazer um ambiente mais seguro à comunidade escolar e, pela primeira vez, a revitalização terá a participação das APMs no processo. Quem também celebrou o programa foram os diretores das escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A diretora da Escola Municipal Professor Luís Antônio de Sá Carvalho, Joceli Ribas, destacou a importância da iniciativa. “O programa é maravilhoso, estamos esperançosos para que a nossa escola seja reformada para melhorar o ambiente dos alunos e servidores”.
Em nome da APM da Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Rustiano Fernandes, Lucivani Dias, disse que a associação irá se reunir com a escola para fazer o levantamento do que precisa ser feito na unidade. “Estamos muito felizes com o programa porque nos permite contribuir e direcionar as prioridades para nossos alunos”, ressaltou.
A presidente da APM da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, Jéssica Rossi, informa que o grupo já está em fase de levantamento do que precisa ser feito para que o projeto seja assertivo e atenda às necessidades dos estudantes e funcionários. “Estamos fazendo o levantamento que vai desde a reforma e ampliação dos banheiros dos alunos, até a construção de um espaço multiuso para atividades fora da sala de aula até a revitalização do espaço destinado a horta escolar”, detalhou.
Por sua vez, o presidente da APM da Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, André Luis de Antônio Xavier, também elogiou a iniciativa da prefeita Adriane Lopes. “O programa é um passo importante para todos nós. É de suma importância para a comunidade e para os alunos que serão melhor acolhidos. Vamos ajudar da maneira que pudermos”, ressaltou.
Concurso público
A prefeita de Campo Grande também confirmou que haverá concurso para professor da Reme ainda neste ano. Sem dar detalhes, a chefe do executivo municipal não revelou em qual mês deste ano o edital será divulgado e a data das provas.
Questionada sobre quantas vagas abrirão para profissionais da educação, a prefeita não revelou números. “Pedi para fazer um estudo de viabilidade agora, tendo em vista a necessidade do município”, pontuou Adriane Lopes.
O último concurso da Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande foi realizado em 2016. O edital foi aberto em 2015 e as provas foram realizadas em 20 de março de 2016.
O concurso ofereceu cerca de 400 vagas para professores das disciplinas de artes, educação física, história, geografia, inglês, língua portuguesa, matemática, entre outras.
Para todos os cargos o salário oferecido, na época, foi de R$ 2.546,06. O processo seletivo teve mais de 19 mil candidatos. Os aprovados foram convocados em 2018.
Atualmente, a Reme tem aproximadamente 109 mil alunos matriculados em 205 unidades de ensino, sendo 106 escolas de Educação Infantil e 99 escolas de Ensino Fundamental. Além disso, conta com 7,5 mil professores e 12 mil servidores, incluindo administrativos, pessoal da limpeza, merenda e monitor de alunos.