Com respaldo do TSE, filho do ex-prefeito de Laguna Carapã vai disputar prefeitura pelo PP

Reprodução

Após convite da senadora Tereza Cristina (PP-MS), o agricultor Tihago Dalbosco, filho do ex-prefeito Ademar Dalbosco, que faleceu no dia 8 de dezembro do ano passado, é pré-candidato do partido para disputar a Prefeitura de Laguna Carapã no dia 6 de outubro.

Segundo informações obtidas pelo site Diário MS News, Tihago Dalbosco tomou a decisão de concorrer ao cargo ocupado pelo pai até dezembro do ano passado depois de reunião com a família, classe política, produtores rurais e empresários de Laguna Carapã.

Tihago Dalbosco é natural de Laguna Carapã, tem 37 anos, cristão, agricultor, engenheiro agrônomo, casado com Tais de Lima Dalbosco e pai de dois filhos, Lorena e Benjamin. Tihago sempre acompanhou os passos do pai na política. “Tenho o meu pai como espelho e quero seguir os seus passos, com humildade e trabalho”, comentou.

Além disso, antes de tomar a decisão, Thiago Dalbosco fez uma consulta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para saber se o caso dele não estaria incluído em ine-legibilidade reflexa prevista no Artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição Federal, que proíbe filhos de concorrerem nas eleições ao mesmo cargo ocupado pelo pai.

Conforme entendimento do TSE, a morte do titular do cargo de chefia do Poder Executivo extingue o parentesco com o filho que pretenda concorrer à mesma posição. A decisão da Justiça Eleitoral tomou como base um caso ocorrido em 2020 no município de Paranaguá (PR).

“A partir da morte do pai, ganha voo próprio a candidatura do filho do falecido. Não é possível se pretender enxergar qualquer forma de tentativa de se burlar a norma constitucional para que um mesmo grupo se mantenha no poder”, concordou o ministro Alexandre de Moraes.

Em um cenário político marcado por desafios e oportunidades para o desenvolvimento local, Laguna Carapã recebe a promessa de um novo capítulo em sua história com a apresentação de Tihago Dalbosco como pré-candidato a prefeito. Filho do ex-prefeito Ademar Dalbosco, Tihago carrega consigo não apenas o legado familiar, mas também uma visão renovada e comprometida com o bem-estar de sua comunidade.

Tihago Dalbosco traz consigo não apenas um sobrenome familiar, mas também um compromisso sólido com a melhoria da qualidade de vida e o progresso da cidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também