Acadêmica de Ciências Sociais, na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Camila Jara participou de cursos de formação política pelo RenovaBR, é idealizadora do “Coletivo Elas Podem” e liderança do “Movimento Acredito-MS” em Campo Grande.
Em 2020, ela elegeu-se vereadora de Campo Grande, sendo a mais jovem da Câmara Municipal, com 3.470 votos. Única mulher na Casa de Leis, sua atuação foi voltada para a defesa das questões femininas e a luta contra a violência às mulheres e à população LGBTI+.
Jara foi autora do projeto de criação de uma “Renda Básica Emergencial Cidadã” para auxílio a famílias carentes da cidade durante a pandemia. Depois de meses de negociação e com a mudança no contexto que o demandava, o auxílio previsto na Emenda nº 128 passou a integrar o orçamento municipal aprovado no fim de 2021 para o exercício 2022-2025.
Após vetos do Executivo, que foram derrubados em março de 2022, o projeto segue à espera de sua efetivação. Filiada ao PT, nas eleições de 2022 disputou o cargo, pela Federação Brasil da Esperança, de deputada federal pelo Mato Grosso do Sul, sendo eleita com 56.552 votos.