Os segurados do INSS já podem verificar o valor do 13º salário adiantado em suas declarações. Nesta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social começou a informar o valor exato que será concedido através do abono natalino. Dividida em duas rodadas, sua primeira parte estará disponível a partir do próximo dia 25. Aprenda a fazer sua consulta.
A antecipação do 13º salário via INSS tem sido motivo de grande comemoração para os segurados de baixa renda. Diante da permanência do novo coronavírus, o governo federal optou por liberar o benefício imediatamente garantindo a rotatividade econômica do país. Para saber quanto vai receber o cidadão deve acessar meu INSS.
Processo de consulta ao 13º salário do INSS
A consulta é simples e pode ser feita em casa. Basta conectar-se ao portal Meu INSS ou acessar via aplicativo.
Em seguida, insira suas informações pessoalmente identificáveis para que você possa fazer login em sua conta privada. Feito isso, selecione a função ‘extrato de pagamento’ e verifique os valores que devem ser creditados no mês de maio.
É importante ressaltar que o subsídio de Natal foi dividido em duas parcelas de 50% cada. Isso significa que o cidadão que receber, por exemplo, R$ 2.200 todos os meses em seu salário do INSS, durante maio terá um depósito de R$ 3.300, sendo liberado metade do décimo terceiro.Os outros 50% serão concedidos em junho. No entanto, nesta rodada haverá descontos em relação às alíquotas do imposto de renda. Quem precisar prestar contas com o leão terá o valor debatido e o salário reajustado.
Calendário de pagamento do 13º via INSS
Benefícios de até um salário mínimo
Imagem:Inss