Campo Grande é selecionada para participar da 4ª Jornada de Inovação sobre resíduos sólidos urbanos

Campo Grande foi selecionada para participar da 4ª Jornada de Inovação, que faz parte da iniciativa “Cidades que Transformam”, com proposta que visa à realização de um projeto piloto em quatro setores da coleta seletiva, que irá abranger diversos parcelamentos urbanos de Campo Grande.

Com o objetivo de colher subsídios e implementar medidas que serão futuramente replicadas em todo o perímetro urbano da Capital, a fim de possibilitar o aumento ao índice de adesão à coleta seletiva em Campo Grande, a proposta foi elaborada por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), e composta também pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

“Estamos muito felizes e gratos por termos sido selecionados nesta 4ª Jornada de Inovação, pois entendemos que a nossa participação nos proporciona, não somente, a possibilidade de desenvolver um projeto sólido, consistente, efetivo e importante para os munícipes na temática resíduos sólidos urbanos; como, também, proporcionará capacitação aos nossos servidores, tendo em vista essa oportunidade de aprender com tantos especialistas, e pela troca de experiências com outros municípios e consórcios”, pontua a Diretora de Planejamento e Monitoramento da Planurb, Mariana Massud.

Jornada de Inovação

Durante nove meses, as equipes selecionadas participarão de atividades colaborativas e de aprendizagem, e contarão com o apoio de um time remoto de facilitadores, especialistas e profissionais do setor para desenvolverem uma solução para o desafio apresentado.

O desenvolvimento das soluções será focado em três abordagens complementares e interdependentes: combate à mudança do clima, promoção da coleta seletiva e da inclusão social, e fortalecimento da gestão regionalizada.

Importante destacar que uma equipe poderá ser contemplada com consultoria adicional para implementação da solução até 2024.

Cidades que Transformam

Instituído em 2021, o Cidades que Transformam apoia governos municipais no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam com o alcance das metas previstas na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Realização

A iniciativa é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

*Com informações da Enap

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também