Bancos digitais e empresas de pagamento oferecem diversas vantagens aos seus clientes, como cartões de crédito internacionais sem anananidade, controle de gastos pelo aplicativo, possibilidade de agregar mais limite, entre outros. É o caso do Nubank, Banco Inter, Banco C6 e Credicard.No entanto, essas instituições financeiras também podem cancelar cartões de crédito em algumas situações. De acordo com a política de cancelamento automático do Nubank, por exemplo, a inatividade da conta digital por 12 meses resulta em seu cancelamento. Assim, a falta de transações como depósitos, transferências e pagamentos indicam inatividade e, consequentemente, levam à suspensão da conta.
Ter o CPF negativo, não cumprir as regras previstas no termo de uso do serviço ou não atualizar os dados cadastrais quando solicitado pela instituição também resulta no cancelamento automático da conta.
Por outro lado, movimentações suspeitas na conta, com indícios de fraude, não levam ao cancelamento da conta em um primeiro momento. Isso porque antes, o banco entra em contato com o cliente para verificar detalhes sobre a transação.
Razões para cancelar cartões
Os principais motivos que levam ao cancelamento automático de cartões de crédito no Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard são:
- Inatividade da conta e falta de uso do cartão;
- Nome sujo em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa;
- Dados de registro incorretos;
- Suspeita de fraude;
- Descumprimento dos termos de uso do serviço;
- Desinteresse comercial.
Dessa forma, para evitar o cancelamento automático do cartão de crédito ou conta, o cliente deve manter a movimentação da conta, fazendo transações como depósitos, transferências e pagamento de boletos, bem como pagar a fatura em dia. Além disso, recomenda-se concentrar as despesas no cartão para mantê-lo ativo.