Com Assinatura De Carta De Intenção, Prefeito De Coxim Busca Apoio Para Trazer Curso De Medicina

O prefeito de Coxim, Edilson Magro (DEM), apresentou aos prefeitos consorciados ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (COINTA) os pontos positivos que a cidade tem para receber o curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Junto à apresentação, Edilson Magro pediu para que todos assinassem com ele uma Carta de Intenção com esses pontos positivos, que são as potencialidades e que motivam a região na luta pelo curso. A diretora do Campus Coxim da UFMS, Silvana Zanquetti, fez uma apresentação do campus ressaltando que toda a estrutura está basicamente preparada para receber o curso.

Segundo o prefeito, Coxim tem uma localização estratégica, às margens da BR-163, e é polo de saúde, educação e turismo na região norte do estado. Além disso, conta com um hospital regional, uma unidade mista e várias unidades básicas de saúde que podem servir como campo de estágio para os futuros médicos.

“O curso de medicina é um sonho antigo da nossa população e nós estamos trabalhando para torná-lo realidade. Temos todas as condições de receber esse curso e oferecer uma formação de qualidade para os estudantes. Por isso, contamos com o apoio dos nossos colegas prefeitos e da UFMS nessa empreitada”, disse Edilson Magro.

Prefeito Enelton se Sonora, presidente do Cointa e Edilson Magro Prefeito de Coxim. Foto: Augusto Marques.

A “carta de intenção” manifesta o interesse e o apoio dos prefeitos consorciados ao COINTA, que abrange 14 municípios da região norte do estado, à implantação do curso de medicina em Coxim. O documento destaca que o município é um polo universitário, que abriga universidades públicas e particulares, junto com elas o curso de enfermagem, com seus respectivos laboratórios. Além disso, ressalta que o município possui a Clínica Escola, que está em fase de conclusão, uma parceria já existente entre a UFMS e a Prefeitura, que também poderá ser utilizada no curso.

A carta de intenção será encaminhada ao reitor da UFMS, Marcelo Turine, ao Ministério da Educação e a bancada federal, solicitando a implantação do curso de medicina em Coxim.

“Estamos confiantes de que vamos conseguir esse curso para Coxim e para toda a região. Será um grande avanço para o nosso desenvolvimento e para a nossa qualidade de vida”, afirmou Edilson Magro.

O prefeito também aproveitou a ocasião para pedir o apoio dos demais prefeitos para transformar a região no zoneamento ecológico trazendo empresas e indústrias para gerar emprego. Segundo ele, a região norte sofre com a falta de emprego devido à proibição de instalação de indústrias por causa da Lei Estadual 328/1982, que visa proteger a região pantaneira.

“Nós queremos mudar essa realidade e trazer mais desenvolvimento econômico para a nossa região. Para isso, precisamos do apoio dos nossos parceiros do COINTA e do governo do estado para fazer um zoneamento ecológico que permita a instalação de empresas e indústrias sustentáveis”, disse Edilson Magro.

O secretário de governo do estado, Dorival Betini, que representou o governador Reinaldo Azambuja no evento, disse que o governo está disposto a apoiar a vinda do curso de medicina e o desenvolvimento da região norte.

“O governo do estado reconhece a importância do curso de medicina para Coxim e para toda a região. É uma demanda legítima e necessária para a formação de profissionais qualificados e para a melhoria da saúde pública. O governo também está aberto ao diálogo para discutir o zoneamento ecológico e as possibilidades de atração de investimentos para a região norte, que é uma das mais carentes do estado”, disse Dorival Betini.

Estiveram presentes na assembleia do Cointa o deputado estadual Júnior Mochi, o coordenador geral do Cointa Pedro Freitas, os prefeitos Enelton Ramos (Sonora); Dalmy Crisostomo (Alcinópolis); William Fontoura (Pedro Gomes); Cleidimar Camargo (Rio Negro); Cleverson Alves (Costa Rica); Juvenal Consolaro (Figueirão); Manoel Eugênio (Camapuã) e Réus Fornari (Rio Verde); Anizio Sobrinho (Paraíso Das Águas).

Fotos: Augusto Marques
Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também