A degustação de peixes da espécie pacú acontece no sábado (15 de julho) das 10h às 13h, no Forte Atacadista da avenida Três Barras (Campo Grande). O objetivo é apresentar a qualidade dos produtos 100% sul-mato-grossenses.
Com forte valorização regional, o primeiro frigorífico exclusivamente de peixes regionais localizado em Três Lagoas, começa a oferecer produtos em uma das maiores redes de supermercados atacadistas e varejistas de Mato Grosso do Sul. O Fort Atacadista vai disponibilizar para seus consumidores quatro itens: posta de pacu, costelinha de pacu, filé de pacu e filé de pacu em tiras.
“Temos muito orgulho de oferecer produtos de um frigorífico com fortes valores sociais e ambientais, a começar pelo início do frigorífico que foi em uma cooperativa de pescadores profissionais ribeirinhos. Então assumimos o compromisso moral de desenvolver a comunidade local: nosso quadro de profissionais é formado essencialmente por mulheres de famílias de pescadores e trabalhamos apenas com peixes regionais, pois acreditamos que um filé de pacu ou de pintado podem ocupar o mesmo espaço na mesa do sul-mato-grossense que peixes exóticos como, por exemplo, a tilápia” explica Luiz Carlos Acorci Filho, diretor do frigorífico Pirakuá.
Ele ainda explica como é feita a criação dos peixes. “Apoiamos o pesque e solte nos rios de MS, por isso nosso peixe não é de extrativismo, não retiramos os peixes dos rios. Temos somente peixes cultivados com a mais alta qualidade da piscicultura, sem degradar o meio ambiente. Nosso peixe nasce em nossa propriedade, no momento certo levamos para os produtores parceiros que fazem o cultivo com nossa supervisão, controle de higiene e qualidade e, depois, compramos esse peixe de volta. Isso faz com que toda a cadeia produtiva, e também a natureza, saia ganhando. Além, claro, de darmos a alternativa de o consumidor comer um peixe saboroso e de alta qualidade”.
Parceria
O Forte Atacadista e Supermercados Comper são a 5ª maior rede atacadista do Brasil e a maior rede varejista do Estado. A Pirakuá Pescados, do Grupo Acorci Piscicultura, começa a oferecer no Fort Atacadista de Campo grande quatro produtos: posta de pacu, costelinha de pacu, filé de pacu e filé de pacu em tiras. “O Comper é o supermercado que os meus pais fazem compras desde sempre, então ser parceiro deles é um sonho realizado, muita realização profissional e pessoal envolvida. Quero que meu pai vá ao mercado e veja meu peixe lá e sinta orgulho do que construímos”, declara Luiz. Ele lembra que, além do Fort Atacadista, em breve os peixes também serão oferecidos na rede Comper.
“Temos certeza que o consumidor vai gostar do sabor dos nossos peixes e temos trabalhado com carinho para isso. Essa parceria com o Fort Atacadista, fruto de muita dedicação, vai ajudar a levar para cada vez mais nossos produtos para a mesa das famílias sul-mato-grossenses”, salienta o diretor.
Qualidade e valorização regional
Em menos de um ano e meio de operação, o frigorífico Pirakuá já migrou do SIE/MS (Sistema de Inspeção Estadual) para o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). “Isso significa que temos a autorização sanitária e de qualidade para vender peixes para o país inteiro. Estamos fazendo o nosso papel de forma correta, pois queremos mostrar que Mato Grosso do Sul é referência em piscicultura no país”, diz Acorci.
A valorização do regional, cultura e das raízes sul-mato-grossenses também é notória no frigorífico. “A embalagem do nosso produto tem adornos que valorizam a cultura indígena, o nome da nossa empresa é Pirakuá que em Guarani significa “toca do peixe” e que é o nome de uma tribo indígena lá de Antônio João, cidade onde minha tia Tânia tinha uma fazenda e criou os meus primos. Isso tudo porque queremos que, quando nosso produto chegar em outros estados, as pessoas reconheçam que é um produto pantaneiro. Queremos que todos saibam que Mato Grosso do Sul faz um produto de excelência e que preza não só pela qualidade, mas pela valorização na nossa terra e conservação da natureza”.
“Enfim, tudo o que fazemos é para valorizar a cultura sul-mato-grossense e nosso povo, nossa família. Somos uma empresa familiar, pioneira no ramo de piscicultura e trabalhamos com muita responsabilidade há 35 anos para chegar nesse momento: de oferecer o melhor produto para o Mato Grosso do Sul”, finaliza Acorci.
Assessoria de Imprensa: Débora Bordin
Fotos: Grupo Acorci