No sábado (10), Vexame Bar recebe mais uma edição do Festival que dá visibilidade para a dança
O No Bueiro, movimento que eleva a dança como destaque nos eventos noturnos de Campo Grande, chega com mais uma festa para fomentar a arte na cidade. A quarta edição do “1º Festival no Bueiro” acontece no próximo dia 10 de agosto, sábado, com muitas apresentações no entorno da esplanada ferroviária. Desta vez, o palco da dança será o Vexame Bar, localizado na avenida Calógeras, 3100, das 20h às 2h.
A entrada é gratuita, mas a organização ressalta que está recolhendo doações de itens de higiene básica que serão entregues ao Asilo São Joao Bosco (ASJB).
Só neste ano, o No Bueiro já organizou três edições do festival, e vem observando um público crescente, numa mistura de novos interessados pela dança e veteranos do evento.
Ao longo de seus dois anos de movimento, passou por outros pontos bem conhecidos da cidade, como Uata Hell, Capivas e o Quiçá Bar palco da sua última edição. Na ocasião, se apresentaram: Laís Almeida, Giu Maciel, Frantielly Kadhija, Tauanne Gazoso e Joca.
“Nossa parceira com bares conhecidos da cidade caminha com essa ideia de popularizar a dança, colocá-la num lugar de destaque junto à música, por exemplo, sempre tão presente. Normalmente as pessoas têm os palcos como ponto de referência pra assistir apresentações, mas a dança não se resume a isso. Ela é movimento, é vida, também integrar o público.”, destaca Maria Fernanda Figueiró, uma das idealizadoras do Festival.
Em cada evento se apresentam cinco artistas e dois DJs, que animam a pista durante os intervalos das apresentações. Nesta 4ª edição, a DJ Thammys, que se apresentou em cidades como Bonito, Corumbá e Dourados, e o DJ Julio Prodigy, agitador cultural do Hip-Hop e Skateboard em Campo Grande, serão os responsáveis por manter a pista quente entre cada apresentação.
Cultivando o caráter inclusivo, todas as edições do Festival No Bueiro contam com intérprete de libras e são realizadas em locais que possuem acessibilidade física.
O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, viabilizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e é fruto do evento cultural “Rolê No Bueiro, um evento que também quer promover a cultura do estado de Mato Grosso do Sul. Uma parceria entre os artistas da dança Maria Fernanda Figueiró e Halisson Nunes, que juntos possuem uma empresa de produção cultural, realizadora do evento, denominada Manaká Cultural.
“Originalmente o projeto é de Campo Grande, mas já tivemos edições acontecendo no interior do estado, como Dourados, que tem um público jovem muito forte. Nossa intenção, ao levar o Festival para as pessoas, é gerar reflexões, como: ‘No Bueiro’ é o lugar da dança sul-mato-grossense? ‘No Bueiro’ é onde querem inserir os trabalhadores da cultura deste estado?”, relembrou Halisson.
Conheça os artistas que se apresentarão no próximo dia 10 de agosto
Grupo Sapicuá – Composto por estudantes do curso de Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o grupo integra a linha de pesquisa Corpo, Leitura e Memória do Grupo de Pesquisa Poéticas e Educação em Dança (GPPED – UEMS/CNPq). O estudo se desenvolve sob a coordenação da Profa. Drª. Rosana Baptistella, que dialoga com Conceição Evaristo, Conceição dos Bugres, Chimamanda Ngozi Adiche, Luis Antonio Simas, Walter Benjamin, Manoel de Barros, entre outras e outros artistas, autoras e autores.
Luã Tachibana – Professor, arquiteto, ilustrador, dançarino e ator. Um experimentador das artes que explora diversas linguagens para expandir suas possibilidades criativas. Nos últimos quatro anos, tem se dedicado à investigação das danças, com foco especial no pole dance e nas danças sensuais.
Hera – Publicitária, atleta e artista versátil em todas as vertentes do pole e artes acrobáticas, com 16 anos de experiência. Inicialmente autodidata, hoje possui formação com renomados atletas, como Carlos França, tricampeão mundial de Pole Sport, e Rafaela Montanaro, tricampeã mundial. Participa de capacitações e competições nacionais, destacando-se no cenário das danças sensuais em Campo Grande. Conquistou o segundo lugar no campeonato mineiro de Poços de Caldas em 2018.
Casa Le Cinq – Considerada a 5ª casa de voguing de Mato Grosso do Sul, cheia de empoderamento e atitude, busca referência na alta costura francesa e mescla com o charme, criatividade e diversidade do Brasil. O nome Le Cinq vem remete aos 5 elementos do vogue femme, especialidade da casa. Em seu primeiro ano de criação, conquistou o coração da Cena Ballroom do estado. Com um visual marcante, a casa é destaque em categorias como Runway, Face, Hands Performance, Vogue Femme e Old Way.
Irineu Júnior – Graduado em Educação Física e pós-graduado em Dança, já atuou como intérprete-criador no Conexões Artísticas Matilha de 2014 a 2019, e na Cia Dançurbana de 2010 a 2023. Também integrou o Grupo Fulano Di Tal de 2021 a 2022, no espetáculo Outros Dois, e foi provocador cênico do espetáculo ‘Centrípeto’, de Sôma Cia de Dança. Além disso é o criador, coreógrafo e diretor dos grupos Armazém67 (2012) e Coletivo BigFieldCrew (2015). Atualmente é professor de Danças Urbanas pela Secretaria de Educação do Município desde 2016, também ministra workshops de House Dance e Coreografia em outras cidades do interior do estado e fora dele, já tendo passado por Brasília/DF, Rio Branco/AC, Cuiabá/MT, Corumbá/MS, Goiânia/GO, Nova Andradina/MS, entre outros.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL
10/08 – VEXAME BAR – Avenida Calógeras, 3100, das 20h às 2h
07/09 – EDEN BEER – Avenida Mato Grosso, 68, 18h às 23h
CONTATO ORGANIZADORA: (67) 99186-1558