Coordenadores de Emeis participam de formação continuada sobre educação especial

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ofertou na manhã desta última quarta-feira (1º), formação continuada da educação especial, para aproximadamente 110 coordenadores de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). O encontro aconteceu no Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho).

Esta é a primeira formação realizada pela Divisão da Educação Especial da Semed, voltada aos coordenadores. Segundo a chefe do setor, Vera Gomes, a função de coordenador é de suma importância para a escola, pois ele acompanha os alunos, e a inclusão só acontece se todos se envolverem.

A Reme tem 4.035 alunos com alguma deficiência, como autismo, paralisia física ou cerebral, baixa visão, surdez, cegueira e altas habilidades.

Ainda conforme Vera, nas Emeis é a principal fase de desenvolvimento das crianças e por isso, saber acolher é de extrema necessidade. “Os coordenadores precisam estar atentos para fazer o acolhimento e a estimulação precoce. Ali nas Emeis são os sinais que precisam ser identificados, se uma criança demora a falar, não interage. Nosso foco é investir na formação para que possa fazer a identificação e encaminhar o aluno de uma forma precoce”.

Daiany Moreira Ribeiro Silva é coordenadora da Emei Eloy Souza da Costa. “A formação ajuda como uma forma de orientação, porque às vezes a gente se sente incomodado, querendo atender de uma melhor maneira e a formação nos auxilia a lidar com determinadas situações”.

Conforme a coordenadora da Emei Piratininga, Geisa Silva de Oliveira, a formação ajuda o coordenador a ter entendimento sobre os diagnósticos e a inclusão como principal na escola. “A formação ajuda a conduzir a gente na escola, a como acolher o aluno, a família e para colaborar para que o aluno tenha um melhor desenvolvimento dentro da escola”.

Da Emei Santa Barbára, Marilei Romero Fernandes, diz que a formação instrui os coordenadores. “Isso para que a gente possa aplicar dentro da escola com as crianças, como avançar com elas, como orientar dentro de sala de aula”.

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