Covid leve pode afetar memória e atenção por até 9 meses, diz estudo

Um estudo feito na Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que mesmo as pessoas com Covid-19 leve podem ter a memória e a atenção prejudicadas por até nove meses após se recuperarem da infecção pelo coronavírus.

Problemas de cognição são relacionados à Covid longa, condição que afeta até 73% dos pacientes que contraíram o vírus. Ela também pode causar a perda de massa muscular, cansaço físico e emocional, fraqueza muscular, falta de ar e alterações do paladar e olfato por meses após a infecção, segundo estudos anteriores.

Para a pesquisa da instituição britânica, psicólogos do Departamento de Psicologia Experimental de Oxford e do Departamento de Neurociências Clínicas de Nuffield pediram aos voluntários que haviam testado positivo para a doença anteriormente, mas não apresentaram outros sintomas tradicionais da Covid longa, que realizassem exercícios de teste de memória e capacidade cognitiva.

Os participantes foram significativamente piores em recordar experiências pessoais – a memória episódica – até seis meses após a infecção, em comparação com pessoas não infectadas.

Eles também tiveram um declínio maior na capacidade de manter a atenção ao longo do tempo no intervalo de até nove meses após a infecção.

“Nossas descobertas revelam que as pessoas podem experimentar algumas consequências cognitivas crônicas por meses”, disse Sijia Zhao, do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford. “O que é surpreendente é que, embora nossos sobreviventes da Covid-19 não se sentissem mais sintomáticos no momento do teste, eles mostraram atenção e memória degradadas”, continuou.

A memória episódica e a atenção dos participantes do estudo voltaram ao normal após seis e nove meses, respectivamente, segundo a psicóloga.

Apesar do número limitado de participantes, pesquisadores avaliam que as diferenças observadas entre os grupos com e sem Covid-19 foram impressionantes.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também