Covid: países pobres receberão versão mais barata de pílula da Merck

A agência Medicines Patent Pool (MPP), apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), firmou um acordo que possibilita a produção da pílula antiviral da Merck contra a Covid-19 por 27 fabricantes de medicamentos genéricos. A parceria, fechada na quinta-feira (20/1), possibilitará que 105 países de baixa renda recebam o tratamento a um custo menor.

“Este é um passo crítico para garantir o acesso global a um tratamento contra a Covid-19 urgentemente necessário e estamos confiantes de que, como os fabricantes estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades reguladoras, os tratamentos previstos estarão disponíveis rapidamente”, disse o diretor executivo do MPP, Charles Gore.

Um estudo publicado em dezembro de 2021 na revista científica New England Journal of Medicine mostrou que o antiviral molnupiravir é eficaz, reduzindo em cerca de 30% as hospitalizações e mortes de pacientes de alto risco para a Covid-19, segundo os ensaios clínicos.

O acordo permite que 27 fabricantes da Índia, China, países da África, Ásia e Oriente Médio produzam ingredientes e o medicamento acabado.

Segundo a MPP, a Merck e as parceiras Ridgeback Biotherapeutics e Emory University não receberão royalties pela venda das versões genéricas do medicamento enquanto a Covid-19 for classificada como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também