O encerramento da Formação para os professores do 3º ano do Ensino Fundamental da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, voltado à matemática, aconteceu no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com apresentação dos projetos e jogos lúdicos desenvolvidos em sala de aula com os alunos.
A formação foi realizada ao longo deste ano letivo, especificamente para o professor regente do 3º ano. A formação foi híbrida com quatro encontros presenciais e no ambiente Moodle, sendo que os docentes conseguiram fazer inúmeras atividades com o que foi debatido durante os encontros.
Segundo a chefe do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Ribas, dados oficiais nacionais e estaduais, evidenciaram que há uma lacuna na alfabetização e letramento devido ao cenário de pós pandemia. “Pensando nisso, elaboramos a formação com foco na alfabetização e letramento destes alunos e também na alfabetização matemática. Outra questão foi articular a teoria e prática com ações factíveis e estratégias para que esses professores conseguissem desenvolver na sala de aula”.

Maria Madalena Simões Nantes, professora da Escola Municipal Fauze Scaff Gatass Filho, aliou a sustentabilidade com a matemática, dentro de sala de aula. “Nossa escola estava com projeto de sustentabilidade, então resolvi agregar a interdisciplinaridade de geografia com a sustentabilidade, fazendo com que os alunos recolhessem as tampas pets. Junto com a matemática, eles fizeram as quatro operações, soma, divisão, multiplicação e subtração. Ajudou o planeta e os ajudou a desenvolver com os números”.
Conforme a professora Leodete Neri, da Escola Municipal Maestro João Corrêa Ribeiro, a formação foi essencial, pois a turma estava com dificuldade de aprendizagem. “Na formação nos foi passado a forma lúdica de ensinar e isso contribuiu muito porque desenvolvi os jogos para os alunos aprenderem as contas da forma mais fácil. A formação aprimorou o que eu já sabia e vinha desenvolvendo”.
Leodete relata ainda que os jogos feitos por ela e apresentado aos alunos, ajudou alguns que não conseguiam entender multiplicação e até mesmo adição. “Com os jogos do bingo, dominó, quebra-cabeça, eles conseguiram avançar no que mais tinham dificuldade”.

Outro relato positivo sobre a formação é da professora Christhiany Holsback, da Escola Municipal Nagen Jorge Saad. Ela desenvolveu calendários para ensinar os alunos sobre números. “No calendário é trabalhado os números, os dias da semana, números antecessores, sucessores, antes e depois. Eu já fazia jogos nas salas de aula e normalmente levo na formação para compartilhar os conhecimentos com outros professores”.
O encerramento da formação contou ainda com a palestra do professor Doutor Frederico Fernandes, com o tema Alfabetização Matemática: desafios e possibilidades. De acordo com ele, a palestra apontou desafios e possibilidades partindo da experiência dos próprios professores da Rede. “A palestra ajuda a instigar os professores que precisamos ter nas escolas que é um docente com perfil de pesquisador da própria prática e um professor reflexivo”.