Uma invenção norte-americana promete revolucionar o mercado da saúde. Engenheiros da Universidade de Columbia criaram o menor chip do mundo capaz de monitorar o estado de saúde de uma pessoa após ser injetado no corpo.
Pesquisa publicada na revista Science Advances neste mês revelou que o dispositivo tem um volume total de menos de 0,1 mm, ou seja, é tão pequeno quanto um ácaro de poeira, visível apenas com o auxílio de um microscópio.
O líder do estudo, Ken Shepard, professor de engenharia elétrica e engenharia biomédica, disse que o objetivo era ver até que ponto era possível superar os limites tamanho do chip. E, ao que tudo indica, a missão teve sucesso.
Como funciona
O dispositivo pode ser implantado no corpo humano através de uma agulha hipodérmica. Foi utilizado ultrassom para alimentar e se comunicar com o chip sem fio.
Atualmente a invenção mede a temperatura corporal, mas há muitas outras possibilidades em que o grupo de estudiosos está trabalhando.
Segundo Shepard, a criação deve revolucionar o desenvolvimento de dispositivos médicos implantáveis sem fio e microscópicos e, eventualmente, deve ser aprovado para o uso em humanos.