“Cozinha de Comitiva” será um dos destaques da feira de turismo rural, que começa no dia 12 em Campo Grande
Por Natália Moraes
Tema de programas televisivos como o reality show culinário MasterChef Brasil, o sabor da gastronomia do Pantanal guarda desde a influência dos peões das comitivas, que conduzem o gado por estradas e regiões alagadas, ao tradicional modo de cozinhar no fogão à lenha. E, agora a população poderá conhecer de perto as delícias pantaneiras e o melhor, prová-las gratuitamente no espaço “Cozinha de Comitiva”, que integra a programação da 19ª Ruraltur, feira de turismo rural que o Sebrae traz para Campo Grande nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. Para participar da degustação, as inscrições são feitas em bit.ly/CozinhadeComitivaRuralTur, com vagas limitadas.
É a primeira vez que a Ruraltur será realizada em Mato Grosso do Sul e o local escolhido para receber a ampla programação é a Feira Central de Campo Grande, popularmente conhecida como “Feirona”. Um dos pontos turísticos mais prestigiados da Capital, ela é uma “amostra” da miscelânia gastronômica encontrada no estado. A área coincide com a proposta da Cozinha de Comitiva, que contará com pratos típicos como carne de sol, macarrão de comitiva, arroz carreteiro e muito mais.
Para tanto, a Cozinha contará com uma série de oficinas de até 45 minutos, com 15 pessoas por turma, que abordará como as iguarias são feitas e um pouco de sua história. “Iremos oferecer uma experiência única sobre a cultura das comitivas para o público, aonde ele irá nos auxiliar na produção dos pratos típicos da nossa cultura. A gente vai contar a história da comitiva, como que funcionam os utensílios, os equipamentos. E quem participar irá ajudar a gente a finalizar os pratos”, explica o chef Marcílio Galeano, que irá ministrar as oficinas.
Chef sul-mato-grossense Marcílio Galeano irá ministrar as oficinas. Imagem: Arquivo pessoal
O chef já esteve à frente de renomadas cozinhas em Mato Grosso do Sul e é formado em Turismo, tendo vivenciado inúmeras experiências mundo afora. Apesar disso, é no Pantanal, especialmente observando a vida no campo, que se encontrou como profissional, e irá compartilhar essa paixão com os participantes das oficinas. Ele destaca o caráter afetivo da gastronomia pantaneira.
“Vou para a fazenda desde criança. É realmente algo afetivo, algo que amo e é a única coisa que eu sei fazer. Eu formei em turismo, viajei para fora, vi muita coisa, mas nada supera a nossa cozinha pantaneira. Aquela cozinha simples, rústica, cheia de sabor. Para mim ainda tem um toque de história e nostalgia. E como chef e turismólogo, acredito que temos um potencial gigantesco para explorar e a Ruraltur vai fazer a diferença”, finaliza Marcílio.
Sobre a Ruraltur
O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (SETESCC). Além de pacotes especiais com experiências únicas para quem quer vivenciar os destinos do estado, o evento também terá rodada de negócios e palestras para conectar os atrativos regionais aos grandes players do mercado, possibilitando troca de experiências.
Em um país com uma rica diversidade cultural e natural, a Ruraltur vem para mostrar o turismo rural autêntico e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e experiências. Para ver de perto o que Mato Grosso do Sul tem a oferecer, os participantes poderão se inscrever para participar de vivências de turismo rural ofertadas em destinos de Campo Grande e região. As experiências serão pagas pelos interessados. Para mais informações e inscrições na 19ª edição da Ruraltur, os interessados devem acessar: ruraltur.ms.sebrae.com.br.