Gatos reconhecem os nomes uns dos outros e dos seus donos

De acordo com um novo estudo japonês, os gatos reconhecem os seus próprios nomes e também os nomes de outros gatos que convivem com eles, além dos nomes dos donos, reporta um artigo publicado pelo portal UOL.

Em declarações ao site Asahi Shimbun, o investigador de ciência animal Saho Takagi disse: “o que descobrimos é surpreendente. Os felinos não só parecem ouvir as conversas das pessoas, como, na verdade, prestam atenção”.

Takagi e uma equipe de investigadores analisaram gatos em dois ambientes distintos, como aqueles que habitavam em casas com outros felinos, e aqueles que viviam em ‘cafés de gatos’, estabelecimentos cada vez mais populares onde os clientes podem interagir com os animais e onde a maioria está disponível para adoção.

No decorrer do estudo, os cientistas mostraram aos gatos a imagem de outro gato da mesma casa ou café. Esses gatos nas imagens eram apelidados de ‘gato modelo’.

Quando a imagem era exibida, os investigadores tocavam uma gravação da voz do dono dizendo o nome daquele gato (condição congruente) ou um nome diferente (condição incongruente). 

Os investigadores determinaram que os gatos que moravam em casas com outros felinos olhavam durante mais tempo para a imagem durante a condição incongruente, concluindo que a reação dos bichanos se devia ao fato de muito possivelmente ficarem confusos com a divergência entre a imagem e o nome que ouviam, informa o UOL. 

Entretanto, os gatos que habitam em cafés exibiam um comportamento distinto. O que, provavelmente, advém desses animais conviverem com muitos gatos diferentes.

Os cientistas creem que os gatos que vivem em casas observam as interações que ocorrem naqueles espaços, enquanto os gatos que habitam em cafés ou por exemplo em abrigos veem constantemente um grande fluxo gatos e de pessoas desconhecidas, dificultando nesses casos a associação entre nome e ser. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também