Gripe aviária: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A gripe aviária é uma doença causada pelo vírus influenza A, do tipo H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2, que raramente afeta os humanos. Porém, existem casos em que o vírus consegue passar para os humanos, provocando sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre, dor de garganta, mal-estar, tosse seca e coriza. Este tipo de gripe pode ainda provocar complicações mais graves, como dificuldade respiratória, pneumonia e sangramento.

Outro tipo de vírus que causa gripe aviária recentemente descoberto na China é o H10N3, que foi transmitido a uma pessoa causando sintomas semelhantes aos das outras gripes aviárias.

A gripe aviária não passa de uma pessoa para a outra, sendo transmitida principalmente pelo contato com aves contaminadas pelo vírus, assim como o consumo de carne de galinhas, frangos, patos ou perus contaminados. Por isso, para prevenir o surgimento da gripe aviária são necessárias medidas como cozinhar bem a carne de aves antes de comer e evitar o contato com qualquer tipo de aves, como pombos, por exemplo.

Principais sintomas

Os sintomas da gripe das aves em humanos aparecem cerca de 2 a 8 dias depois do contato ou ingestão de carne de algum tipo de ave infectada, sendo que os primeiros sinais são semelhantes aos de uma gripe comum e surgem de repente, como:

  • Dor de garganta;
  • Febre alta, acima de 38ºC;
  • Dor no corpo;
  • Mal-estar geral;
  • Tosse seca;
  • Calafrios;
  • Fraqueza;
  • Espirros e secreção nasal;
  • Dor abdominal.

Também pode haver sangramentos pelo nariz ou na gengiva e o diagnóstico somente é confirmado por um clínico geral através da realização de exames de sangue e swab nasal, que é a coleta de secreções do nariz para confirmar o tipo de vírus que está causando a infecção.

Como acontece a transmissão

A transmissão do vírus da gripe aviária para humanos é rara, mas pode acontecer através do contato com penas, fezes ou urina de algum tipo de ave infectada ou até mesmo por meio da inalação da poeira contendo pequenas partículas de secreções do animal ou ingerir carne de aves contaminadas pode provocar este tipo de gripe.

Além disso, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), as aves infectadas com o novo vírus da gripe aviária H10N3, também liberam o vírus pela saliva ou muco e podem infectar os humanos quando o vírus atinge os olhos, o nariz ou a boca. No entanto, a Comissão Nacional de Saúde de Beijing (NHC), na China, relata que a propagação desse vírus em grande escala e o risco de uma epidemia são extremamente baixos [1].

Além disso, a transmissão de uma pessoa para a outra não é comum, havendo poucos casos nesta situação, no entanto, este vírus pode sofrer mutações e passar de uma pessoa para outra através do contato com secreções ou gotículas do espirro e tosse.

O que fazer para prevenir

Para prevenir a gripe aviária são necessárias algumas medidas, como por exemplo:

  • Evitar o contato direto com os animais infectados;
  • Usar sempre botas de borracha e luvas ao tratar de aves, tendo todo cuidado de higiene necessária.
  • Não tocar em aves mortas ou doentes;
  • Não entrar em contato com locais com fezes de aves silvestres;
  • Comer carne de aves bem cozida;
  • Lavar as mãos após manusear carne crua de aves.

Em caso de suspeita de que algum animal esteja contaminado ou se encontrar aves mortas deve-se entrar em contato com a vigilância sanitária para que sejam feitas análises.

Como é feito o tratamento

O tratamento para gripe aviária deve ser indicado por um clínico geral e consiste no uso de medicamentos analgésicos para diminuir a dor, antitérmicos para controlar a febre e nos casos em que a pessoa apresenta vômitos, também pode ser recomendado remédios para náuseas ou receber soro diretamente na veia para hidratação. Veja alguns remédios indicados para enjoo e vômito.

Em alguns casos, o médico pode receitar remédios antivirais nas primeiras 48 horas após o inicio dos sintomas, podendo ser o oseltamivir e zanamivir, que servem para ajudar o corpo a combater o vírus da gripe aviária. Os antibióticos não são indicados para este tipo de doença, pois o que provoca a gripe aviária é vírus e não bactérias.

A gripe aviária tem cura, porém quando atinge os humanos costumam ser casos graves, que requerem atendimento rápido em um hospital, por isso em caso de suspeita de contaminação é importante procurar um serviço médico hospitalar o quanto antes.

Possíveis complicações

Após ser infectado pelo vírus da gripe das aves a pessoa provavelmente irá desenvolver a forma mais simples, como uma gripe comum. No entanto, podem surgir complicações como dificuldade respiratória ou pneumonia, por exemplo. Confira quais são os sintomas de pneumonia.

As pessoas que podem ter maiores complicações são as crianças, idosos e pessoas com o sistema imune enfraquecido porque seu corpo demora mais tempo para reagir e para combater o vírus. Assim, se estes forem contaminados deverão ficar internados para receber o tratamento adequado no hospital.

Fonte: Tua Saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também