INSS voltará a bloquear benefícios por falta de prova de vida: Veja quando é necessário fazer a comprovação

O INSS começará a bloquear benefícios por falta de prova de vida, no conteúdo de hoje vou esclarecer quando é necessário fazer a comprovação. Acompanhe

Prova de vida
Essa exigência é para os segurados que recebem um ou mais benefícios previdenciários, seja pensão por morte, aposentadoria, ou auxílio-doença.

Esta obrigatoriedade estava suspensa desde março de 2020, por decorrência da pandemia do coronavírus.

Aposentados e pensionistas
Ambos terão que voltar a fazer a prova de vida para evitar que seus benefícios sejam bloqueados, pois, com a obrigatoriedade suspensa desde março de 2020, as provas de vida serão retomadas a partir de junho.

Calendário para a retomada
Retomada das provas de vida
Mês original Mês em que deve ser feita
Março e abril/20 junho/21
Maio e junho/20 julho/21
julho e agosto/20 agosto/21
Setembro e outubro/20 setembro/21
novembro e dezembro/20 outubro/21
janeiro e fevereiro/21 novembro/21
Março e abril/21 dezembro/21

Beneficiários que tinham que realizar a prova de vida em março e abril de 2020, é necessário fazer até junho deste ano.
Os beneficiários que tiveram que provar que estão vivos entre os meses de março e abril deste ano,2021, para continuar fazendo jus a tal benefício é preciso fazer isso até dezembro para não ter os pagamentos bloqueados;
Os que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para a realização da comprovação se encerrará em 31 de maio.

A prova de vida é obrigatória?

Esta é obrigatória para os segurados:

Que recebem seu benefício por meio de conta corrente;
Conta poupança;
Ou cartão magnético.

Qual o objetivo da prova do vida do INSS
Anualmente os segurados devem comprovar que estão vivos, para evitar as fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Esta é feita todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício.

Para fazer este procedimento é necessário que:

Segurado;
Ou representante legal;
Ou voluntário.
Devem ir até à uma instituição bancária onde realizou o saque do benefício com documento de identificação.

Este procedimento em certas instituições bancárias, podem ser realizadas por meio da tecnologia de biometria direto nos terminais de autoatendimento.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Fonte: Jornal Contábil

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também