Jogos Indígenas e a cultura de habilidades e aprendizados

Por Bruno Ribas

Os Jogos Indígenas têm características específicas. São atividades corporais, com características lúdicas, por onde permeiam os mitos, os valores culturais e que, portanto, congregam em si o mundo material e imaterial, de cada etnia.

Eles têm o objetivo de promover a integração entre os povos indígenas e incentivar, valorizar e fortalecer a prática dos esportes de identidade cultural praticados pelos índios em suas aldeias, promovendo não apenas a competição esportiva, mas também a preservação de suas ricas heranças culturais e a valorização das práticas que mantêm viva a conexão com a natureza.

As modalidades demandam um aprendizado específico de habilidades motoras, estratégias e/ou sorte.

Geralmente, são jogados cerimonialmente, em rituais, para agradar a um ser sobrenatural e/ou para obter fertilidade, chuva, alimentos, saúde, condicionamento físico, sucesso na guerra, entre outros. Visam, também, a preparação do jovem para a vida adulta, a socialização, a cooperação e/ou a formação de guerreiros.

Modalidades

Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. “O alvo se localiza a uma distância de 30 metros e é marcado pelo desenho de um peixe;

Cabo de Guerra: É disputada em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes. “Cada tribo pode inscrever duas equipes (uma masculina e uma feminina), com dez participantes cada uma;

Canoagem: A canoa é o meio de transporte mais tradicionalmente utilizado pelas tribos indígenas, “Cada delegação deve enviar dois atletas;

Corrida com Tora: As toras, feitas de buriti, e com massa em torno de 100 Kg, devem ser carregadas pela equipe ao percorrerem uma distância pré-determinada;

Xikunahity: Esse esporte também é conhecido como futebol de cabeça. Em lugar do chute, a bola é empurrada com a cabeça dos participantes. O jogo é disputado por equipes de dez atletas em um campo de dimensões próximas ao do futebol.

Outras competições mais próximas de nosso conhecimento também são disputadas nos Jogos dos Povos Indígenas, como o atletismo (100 metros rasos) e o futebol.

Os jogos ocorrem em períodos e locais determinados, as regras são dinamicamente estabelecidas, não há geralmente limite de idade para os jogadores, não existem necessariamente ganhadores/perdedores e nem requerem premiação, exceto prestígio; a participação em si está carregada de significados e promove experiências que são incorporadas pelo grupo e pelo indivíduo.

Bruno Ribas é comunicador, gestor educacional e idealizador do Projeto de Jiu Jitsu LPV Moriá

Fonte: AL9 Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também