Nasce uma mãe: Hospitais da rede Ebserh auxiliam mulheres no planejamento familiar

Iniciativas perpassam visitas a maternidades, orientações sobre métodos contraceptivos e planejamento reprodutivo

Nesta matéria, você vai conferir:

Uma vinda bem-vinda

Planejamento reprodutivo

Atenção antes e depois do parto

Acompanhamento gestacional

Brasília (DF) – Gerar uma outra vida pode trazer muitas mudanças para mulheres e homens nos mais diversos âmbitos. Impactos físicos, financeiros ou psicológicos podem influenciar diretamente na decisão do tempo, das circunstâncias e do desejo (ou não) para a construção de uma família. Por isso, é importante realizar o planejamento familiar para auxiliar no controle, prevenção ou concepção de uma gestação da melhor forma possível.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia 41 hospitais universitários, oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), assistência nesse sentido. Nesta terceira matéria da série de reportagens especiais “Ebserh das Mulheres”, você vai conhecer alguns dos projetos e serviços realizados em algumas unidades da rede.

Conforme a lei federal 9.263 de 1996, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e diz respeito ao conjunto de ações de regulação da fecundidade que possibilite direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole, oferecendo a assistência necessária para a garantia integral da decisão.

Uma vinda bem-vinda

Com o intuito de passar orientações sobre assuntos relacionados ao parto, promovendo a chegada planejada de uma nova vida ao mundo, foi criado em 2017 o projeto de extensão “Por uma vinda bem-vinda”. A iniciativa consiste na visita guiada às instalações da Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Grande Dourados (HU-UFGD), com informações sobre a instituição, o parto em si e os primeiros cuidados com a saúde da mãe e do bebê.

As genitoras podem agendar as visitas, que são realizadas às terças e quintas-feiras, pelo telefone (67) 3410-3000 (ramal 0340 ou 0347). O Projeto é aberto a todas as gestantes de Dourados e região, independentemente de onde esteja sendo feito o pré-natal. Acompanhantes também podem participar. Durante a visita ao local, o grupo é acompanhado por residentes em enfermagem obstétrica e acadêmicos do curso de Psicologia. Além das visitas, as gestantes e acompanhantes podem participar de um workshop sobre as principais questões acerca da maternidade.

A esteticista, Milene Souza, conheceu o projeto por meio de uma cliente e destaca a importância do acolhimento que recebeu da equipe. “Eu sempre quis o parto normal, porém tinha receio de sofrer muito. Mas durante a visita tive muita segurança para escolher essa opção e me senti confortável em realizar o parto com eles. Ele foi surreal graças ao atendimento da equipe, as meninas sempre vinham saber como estava, nunca me deixaram só em momento algum”, enfatiza.

Os voluntários do projeto também visitam comunidades indígenas para levar orientações para mulheres sobre gestação, tipos de parto, o papel do acompanhante e amamentação. Além disso, são realizadas atividades como palestras e pintura gestacional.

Planejamento reprodutivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a taxa ideal de cesárea deve estar entre 10% a 15%. No entanto, as cesarianas são a via de nascimento mais frequente no Brasil, alcançando valores de 56,7% de todos os nascimentos ocorridos no país. A cesárea é uma cirurgia segura e essencial para a saúde materna e neonatal, quando realizada sob indicações médicas adequadas. No entanto, esse procedimento pode causar complicações significativas e às vezes permanentes, uma vez que pode trazer riscos como qualquer outra cirurgia.

Dessa forma, considerando que a Unidade de Saúde da Mulher do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), é um serviço de referência para assistência a gestação de alto risco tipo II e, seguindo as recomendações do selo de qualidade Ebserh e Contrato Interno de Gestão estabelecidas, a instituição possui um plano de redução de cesáreas. A iniciativa ocorre por meio da confecção e implementação de protocolos, além disso promove um curso de capacitação para a equipe multiprofissional adotar medidas de redução de cesarianas baseadas nas evidências científicas mais recentes, tendo como base uma assistência de qualidade, respeitosa e segura.

O HULW conta ainda com uma comissão de planejamento reprodutivo, composta por uma equipe multiprofissional, responsável por elaborar os protocolos das pacientes que desejam laqueadura, além de fazer as orientações quanto aos métodos contraceptivos. O hospital também possui um ambulatório de inserção de DIU, inserção de DIU pós-parto e reposicionamento de DIU guiado por ultrassonografia.

Atenção antes e depois do parto

Outro fator importante no planejamento familiar consiste na atenção antes, durante e após o parto. Para isso, podemos citar o Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT), que é um hospital referência em gestação de alto risco do estado de Mato Grosso e região metropolitana. No local, são atendidos casos mais complicados no pré-natal, parto e puerpério. A instituição conta com UTI Neonatal e UNCINCO onde a mãe pode ficar o tempo que desejar com o recém-nascido, e o pai tem acesso livre.

Se as mulheres desejam a laqueadura o processo pode ser realizado durante a cesárea. Além disso, é possível fazer o procedimento nos casos de pós-parto normal antes da alta, por meio da laqueadura periumbilical, que é um procedimento menos invasivo, de menor risco para a puérpera e com menor duração do tempo de internação.

O hospital também possui um ambulatório de anticoncepção. Logo, o DIU também pode ser uma alternativa anticoncepcional de longa duração que pode ser inserido no pós-parto imediato ou 5 a 6 semanas após o parto.

O serviço de ginecologia da unidade também conta com ambulatório de endometriose, dor pélvica, sangramento uterino anormal, climatério e menopausa, infertilidade e uroginecologia.

Acompanhamento gestacional

Já no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) é realizado o planejamento reprodutivo, voltado para as gestantes, puérperas e pacientes que fazem acompanhamento pelo Serviço de Ginecologia.

O pré-natal é especializado e atende pacientes de médio e alto risco com um leque amplo de patologias que ocorrem durante a gestação e outras que são patologias de base.

O HU-UFMA também conta com um ambulatório de atendimento infanto-juvenil voltado para meninas de até 17 anos. Neste ambulatório, também são recebidas, em horário e dia específico, as vítimas de violência que se enquadram nesta faixa etária.

Ações como as citadas ao longo da matéria, adotadas nos mais diversos hospitais da rede, podem contribuir para o planejamento familiar de forma a atender as necessidades de cada caso, com a orientação e assistência de profissionais capacitados por meio do acolhimento e humanização.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Redação de Paulina Oliveira, com edição de Danielle Morais

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também