No Dia Mundial da Saúde, CLAMED tira dúvidas sobre suplementos como vitaminas e proteínas

O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, é uma oportunidade para falar de importantes aliados na promoção à saúde: os suplementos. Porém, a falta de informação e o uso indiscriminado, sem orientação, podem ser fatores prejudiciais, como alertam profissionais da saúde. Diante disso, a CLAMED Farmácias, que possui uma ampla variedade de vitaminas e suplementos à venda em suas mais de 640 lojas em cinco estados brasileiros, com destaque para a marca própria Suprabio, resolveu esclarecer algumas dúvidas comuns das pessoas com relação à suplementação (principalmente vitaminas, aporte proteico e também a creatina).

7 Dúvidas comuns sobre suplementos:

1) Quais as principais vitaminas que normalmente precisam ser suplementadas?

Tudo depende do objetivo da suplementação, podemos recorrer aos suplementos vitamínicos para reforçar a imunidade, melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas, saúde cognitiva etc. Quando falamos de um bom funcionamento do sistema imunológico, que reflete na saúde de forma geral, os suplementos contendo as vitaminas A, B6, B9, B12 C e D são interessantes. Lembrando que a necessidade de suplementação deve ser avaliada por um profissional da saúde para que sejam recomendados suplementos específicos, assim, serão entregues os nutrientes adequados e que estão em falta.

2) Deve-se suplementar apenas com orientação médica? Para quem são indicadas?

Por serem classificados como alimentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) os suplementos alimentares não necessitam de prescrição médica para o seu uso e possuem indicações de restrição para públicos específicos, como gestantes, lactantes e crianças no rótulo do produto quando necessário. Entretanto, recomenda-se que a suplementação seja acompanhada por profissionais da saúde para que o seu consumo seja mais preciso.

3) Qual o principal papel de cada uma delas no organismo?

As vitaminas de forma geral possuem mais de uma função no organismo e estão envolvidas em diversos processos metabólicos. Algumas podem atuar como antioxidantes que inibem a ação de radicais livres (vitaminas B2, C e E), melhorar o funcionamento do sistema imune (vitaminas A, B6, B9, B12 C e D), participar do processo de geração de energia no organismo (vitaminas do complexo B e vitamina C), contribuir para a saúde de cabelos e pele (vitamina B7) entre outras finalidades.

4) Como cada uma delas é suplementada, quais as opções disponíveis no mercado?

Atualmente existem várias formas de suplementação para todo tipo de vitamina e a mais praticada é por via oral, que pode ser em cápsulas, comprimidos, xaropes, pós para preparo de bebidas, pastilhas efervescentes, gotas, entre outras. Além disso, também existem as formas de suplementação injetável intramuscular ou intravenosa, que são indicadas para casos mais severos de deficiência nutricional e têm como principal objetivo a absorção rápida dos nutrientes. Essa forma de suplementação deve ser indicada por um profissional da saúde, que avaliará a necessidade nutricional do paciente.

5) Qual o papel da creatina e porque é importante suplementar? Para quem é indicada?

A creatina é uma substância formada por três aminoácidos (glicina, metionina e arginina) e é obtida por meio da alimentação, especialmente encontrada em carnes, peixes e ovos. Ela serve como fonte de energia na forma de ATP para as células musculares, proporcionando maior capacidade de desempenho físico durante atividades esportivas e por consequência, ganho de massa muscular. Contudo, ela pode trazer benefícios para outros públicos, como os idosos. Para esse grupo, alguns estudos recentes sugerem que a creatina pode contribuir com a prevenção de doenças crônicas e melhoria da saúde cerebral.

Com isso, a suplementação com creatina é indicada para praticantes de atividades físicas que visam desempenho, perda de peso e ganho de massa muscular e para idosos que desejam melhorar a qualidade de vida devido aos benefícios relacionados à saúde cerebral/cognitiva.

6) Em que casos é recomendado o aporte proteico?

As proteínas são macronutrientes de grande importância para o organismo de forma geral, elas são responsáveis pela construção e reparação de tecidos e músculos, fortalecimento do sistema imunológico, manutenção do funcionamento do sistema neurológico entre outras finalidades.

A suplementação com proteínas é indicada para variados públicos de acordo com o objetivo e estilo de vida. Atletas e praticantes de atividades físicas intensas necessitam de maior aporte proteico para a reparação e construção tecidual, com isso, a suplementação torna-se uma forma estratégica de atingir as quantidades diárias de nutrientes. Para praticantes de atividades físicas regulares e população no geral, a suplementação com proteínas contribui para a construção de massa magra e, por proporcionar saciedade, é uma aliada em dietas balanceadas e que tenham como objetivo a perda de peso. Por fim, o público idoso também pode se beneficiar da suplementação, pois fatores de envelhecimento somados com sedentarismo e ingestão reduzida de proteínas agravam os casos de sarcopenia, onde ocorre a perda de massa muscular com posterior limitação de mobilidade e qualidade de vida.

7) Qual a forma correta de suplementar proteínas?

A forma de suplementar depende do objetivo de cada pessoa, se o objetivo for a perda de peso, recomenda-se o uso do suplemento de 30 minutos a 1 hora antes de uma refeição devido à saciedade proporcionada pela proteína. Para ganhos de massa muscular e recuperação a suplementação pode ser feita de 1 a 2 horas após a atividade física. Vale lembrar que o uso do suplemento pode ser feito também em lanches matinais ou durante a tarde, tudo vai depender do protocolo recomendado pelo nutricionista.

Em relação às principais opções disponíveis no mercado de suplementos alimentares, podemos destacar o whey protein, que é a proteína do soro do leite e está disponível nas opções concentrada, isolada e hidrolisada, proteínas vegetais como a de ervilha, arroz, soja. Além disso, temos a proteína do ovo, comercialmente chamada de albumina e outras proteínas de origem animal como a Beef protein, que é a proteína isolada da carne bovina e algumas opções derivadas de peptídeos de colágeno com alta absorção.

.

Sobre a CLAMED

A CLAMED Farmácias é o maior varejo farmacêutico com sede em Santa Catarina e o sétimo maior do País, conforme a edição 2023 do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. Possui as marcas Drogaria Catarinense, Drogaria Catarinense Manipulação, Farmagora, Preço Popular e Proformula.

A primeira unidade foi fundada em 1919 e, atualmente, o grupo conta com mais de 640 farmácias, localizadas em mais de 163 cidades nos três estados do Sul, em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa centenária tem mais de 7,2 mil colaboradores, sendo que, destes, mais de 1,8 mil são farmacêuticos.

Em 2024, a CLAMED foi eleita novamente como uma das Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil no segmento do varejo. A primeira certificação foi conquistada em 2013.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também