O que parar de beber álcool pode fazer pela minha vida sexual?

Entenda os impactos positivos que o hábito de não consumir bebidas alcoólicas pode gerar na vida sexual das pessoas

Além do Dry January – movimento que sugere passar o mês de janeiro inteiro sem beber álcool -, já foi percebida a movimentação de boa parte da Geração Z de parar de ingerir bebidas alcoólicas. E fica a pergunta: como isso pode impactar na vida sexual?

Apesar de existir uma romantização do consumo de álcool na sociedade e a atitude ser vista como “careta” por muitas pessoas, o fato é que deixar de consumir álcool traz muitos benefícios, e o sexo é uma das áreas afetadas positivamente.

Se você ainda está na dúvida sobre largar ou não esse hábito, confira alguns dos impactos positivos da sobriedade na vida sexual:

Zero ressaca

As ressacas são frequentes entre as pessoas que bebem, e junto dela vêm muitos sintomas físicos, como dores de cabeça e enjoo, e emocionais, a exemplo de ansiedade e vergonha. Se sentindo dessa forma, é mais difícil sentir vontade de transar. Logo, poder viver uma vida sem ressacas impede que a “fossa” alcoólica evite o sexo.

Mais excitação e ereção

De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central, que pode interferir nos processos de excitação e ereção.

Menor nível de consciência

“O consumo de álcool aliado ao sexo pode trazer riscos, como a diminuição do senso crítico e de responsabilidade e até aumento de riscos de violência entre parceiros íntimos”, pontua André.

Sem passar cheque

Por fim, sabe-se que o álcool solta o intestino devido à aceleração que provoca no trato intestinal, podendo até causar diarreias. Logo, se a ideia for fazer um sexo anal mais seguro, o ideal é evitar a bebida alcoólica.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também