Presidente Lula visita Egito e Etiópia de 14 a 18 de fevereiro

No continente africano, Lula cumpre agenda no Cairo e segue para a capital etíope, Adis Abeba, onde participa da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, como convidado.

A agenda internacional de viagens do presidente Lula em 2024 começa pelo continente africano. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, Lula faz visita oficial ao Egito, a convite do presidente Abdel Fattah Al-Sisi.

Segundo o governo, a visita faz parte do contexto de relançamento da política externa brasileira para a África e da celebração dos 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito.

O Egito é o parceiro-chave do Brasil no mundo árabe, com apoio às operações de evacuação de brasileiros da Faixa de Gaza, por exemplo. Além disso, é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África. O comércio bilateral atingiu 2,8 bilhões de dólares no ano passado, de acordo com o Itamaraty.

Do Cairo, Lula segue para a capital da Etiópia, Adis Abeba, onde participa, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana. A previsão é de que o presidente tenha compromissos na Etiópia de 16 a 18 de fevereiro.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Gabriella Sales.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também