Pulseiras de atividade podem detectar Covid-19 antes de sintomas

As pulseiras de atividade são um acessório muito utilizado nos dias de hoje e é provável que venham a ter uma nova função. A hipótese é colocada por um grupo de investigadores que sugere a utilização de inteligência artificial e do rastreamento eletrônico da temperatura da pele, batimentos cardíacos e respiratórios para detectar Covid-19 antes de os sintomas começarem.

A investigação foi publicada no BMJ Open e foram estudadas mais de mil mulheres que usam a pulseira AVA, que monitora fertilidade. O dispositivo registra a frequência cardíaca e as suas variações, a temperatura da pele, o fluxo sanguíneo e a qualidade de sono dos seus utilizadores. 

O objetivo será descobrir se o registo destas alterações fisiológicas pode ser usado para melhorar o algoritmo de inteligência artificial criado para detectar corretamente e em todos os casos a infeção por Covid-19.

A equipe acredita que, a longo prazo e com uma pesquisa mais abrangente, seja possível aplicar estas ideias a outros dispositivos de rastreamento de atividade e smartwatches semelhantes.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também