As “jovens místicas” estão on? Quem é mais ligado às questões do Sagrado Feminino sabe que, tais como a Lua, as mulheres são cíclicas. Mês a mês, o corpo da mulher passa por quatro fases: pré-ovulatória, ovulatória, pré-menstrual e menstrual. Cada uma delas traz características específicas e interferem nas diversas áreas da vida, inclusive no sexo.
De acordo com a terapeuta sexual Tâmara Dias, as duas primeiras fazem as mulheres se sentirem dispostas a ouvir, falar, fazer, ser, cuidar e doar, enquanto as duas últimas pedem à mulher um período de recolhimento, escuta interna, silêncio e autoamor.
“A alteração hormonal que ocorre durante o ciclo menstrual no período médio de 28 dias influencia nossa disposição física e emoções. Interfere também na tomada de decisão em todas as áreas, inclusive na sexual. Tem dias que vamos querer dominar o mundo e outros que só vamos querer existir, quietinhas. Isso é completamente normal, e não tem nada místico, é o nosso funcionamento, é ser mulher”, explica.
Sobre a interferência na sexualidade, Tâmara elucida que não se trata só do ato sexual em si. De acordo com a psicóloga, ela é inerente ao ser humano e se manifesta em pensamentos, comportamentos e sentimentos, e vai se apresentar em cada uma das fases de diferentes formas. O mais importante é se respeitar e saber entender o que o corpo está pedindo.
“Escute o que o seu corpo pede em cada uma das fases. Se te pedir para interagir com os amigos, faça. Se o seu corpo está pesado, lento, com mais necessidade de sono, fique mais quietinha, exercite o silêncio, vá com calma, dê menos importância aos detalhes”, orienta.
Quer aprender um pouco sobre cada uma das fases e como a sexualidade costuma se manifestar em cada uma delas? A terapeuta explica:
Pré-ovulatório
A fase pré-ovulatória abre o ciclo com potência e força, fazendo a mulher se sentir linda, disposta e cheia de energia. O estrógeno está lá em cima. Aqui, ela tem muita disposição sexual, marca date, faz fantasias, imagina mil atividades legais para fazer com a parceria e dificilmente diz não para o sexo, principalmente no finalzinho do ciclo em que vai chegando a fase ovulatória, porque o desejo sexual aumenta ainda mais.
Bom momento para planejar algo diferente, sair da rotina, trazer novidades para o momento de intimidade, ou mesmo um jantar sem planejar. Se está solteira, deixe os brinquedinhos em um lugar mais fácil de pegar, explore mais seu corpo, sem a obrigação de um orgasmo. Brinque. Marque um date para o ápice da próxima fase.
Ovulatória
Fase em que a mulher realiza o que fantasiou na pré-ovulatória. É o famoso período fértil, quando as solteiras, às vezes, mandam um “oi, sumido” e a mulher pensa com a cabeça do clitóris. Ela sente mais coragem, confiança e autoestima. É, também, quando ela está voltada para o que acontece à sua volta, para as pessoas, para as demandas do dia-a-dia; e tem disposição, escuta e interage,
Ao vivenciar esse momento, permita-se sentir e proporcionar prazer, além de experimentar algo novo. Você vai estar com a energia lá em cima e com muito mais desejo sexual. Deixe acontecer com naturalidade e sem julgamentos.
Pré-menstrual
Os níveis de estrógeno e progesterona diminuem, ou seja, a produção hormonal diminui, pois o corpo está se preparando para eliminar tudo que não foi utilizado para fecundar o óvulo. Esse processo vai deixar a mulher mais sensível. As emoções, boas ou ruins, se intensificam e chamam atenção. Aqui, podemos ter momentos de muita criatividade e entusiasmo, alternando com aqueles de retração e introspecção.
Essa oscilação vai refletir no sexo, com momentos em que a mulher fica com muito desejo e outros em que não vai querer toque sexual, mas sim um abraço acolhedor. Vale rever algumas crenças e tabus sexuais que podem estar te limitando ou privando de novas sensações. Essa é uma fase que o desejo sexual pode oscilar. Não se cobre tanto e, se for o caso, converse com a parceria. Não force o sexo só para agradar o outro.
Menstrual
A fase menstrual também vai refletir as fases anteriores com sintomas mais desconfortáveis, como cólicas, dor de cabeça, indisposição e irritabilidade. O seu corpo te dá a oportunidade de olhar para você, de dar uma pausa. Escolha, de forma consciente, 30 minutos para respirar e não fazer nada. Isso será o suficiente para o seu corpo entender que você respeita sua ciclicidade.
Quanto ao sexo, algumas mulheres têm tabus e sentem nojo, outras têm muitos sintomas que tiram o desejo sexual. Em contrapartida, como tem mais sangue circulando nessa região por causa do processo de descamação do útero, a penetração pode ficar mais prazerosa. O clitóris fica mais sensível ao toque e, assim, o orgasmo pode ser muito mais intenso que nas outras fases do ciclo. Deixe acontecer, não force nada em que o maior beneficiado seja a parceria e não você.
Fonte: Metrópoles